As pequenas e médias empresas têm mais opções do que nunca quando se trata de onde vender seus produtos. Então, por que tantos vendedores parceiros seguem escolhendo a Amazon?

Entre outros motivos, a maioria dos vendedores diz que opta por vender na Amazon por causa do valor agregado ao seu negócio. Afinal, os vendedores podem vender em uma loja na qual muitos clientes confiam; eles têm acesso a ferramentas, serviços e programas poderosos para impulsionar o crescimento de seus negócios; e podem fazer tudo isso a um custo que em geral é menor do que as alternativas.

Como resultado, vendedores parceiros têm uma excelente oportunidade de expandir seus negócios por meio de parcerias com a Amazon.

A Amazon, por sua vez, segue promovendo esse relacionamento inovando em nome dos parceiros de vendas. Um excelente exemplo disso é a Mega Oferta Amazon Prime: o evento deste ano, que acontece em 8 e 9 de outubro, terá a Loja de Pequenos Negócios em destaque, com descontos de até 30%. Membros Prime poderão aproveitar as ofertas de produtos dos mais de 78 mil vendedores parceiros da Amazon.com.br, de todo país - 99% deles, pequenas e médias empresas.

Projeto reuniu empreendedores locais para lhes dar acesso a treinamentos e às melhores práticas para expansão de suas operações para além da comunidade, por meio da Amazon.com.br.

"Desde o início, contamos com muita ajuda e incentivo da Amazon. Com a Amazon Brasil, temos a oportunidade de vender para outros estados, localidades em que o frete poderia ficar alto para o consumidor. "
Daniela Piva, fundadora da DCP Kids

Em 2022, os vendedores parceiros tiveram outro ano recorde e mais de 60% das vendas na loja Amazon aconteceram por meio de vendedores parceiros. Para que isso aconteça, a Amazon trabalha para apoiar esse nível de sucesso do vendedor com base em três pilares:

  1. O compromisso com a confiança do cliente;
  2. A variedade de ferramentas e serviços oferecidas a todos os vendedores parceiros;
  3. O conjunto de oportunidades oferecidas por meio de programas opcionais, como Fulfillment by Amazon (FBA), Amazon Ads e outros. Essas áreas de foco são o motivo pelo qual os vendedores parceiros estão encontrando um ótimo valor vendendo em nossa loja e por que continuam selecionando a Amazon como um canal para seus negócios.

No caso da Mega Oferta Amazon Prime, por exemplo, vendedores que fazem parte do FBA têm seus produtos elegíveis ao Prime e, portanto, podem vender em eventos exclusivos como esse. A Mega Oferta Amazon Prime é um evento de compras de 48 horas que acontece pela segunda vez no Brasil. De 8 a 9 de outubro, os membros Prime terão acesso exclusivo a grandes descontos em ofertas de diversas marcas, muitas delas de vendedores parceiros.

A Amazon ajuda vendedores parceiros a atrair e alcançar mais clientes

“A Amazon Brasil trouxe visibilidade para a marca, impulsionando as vendas de nossos produtos, melhorando nosso fluxo de caixa e possibilitando o investimento na ampliação e internacionalização dos nossos negócios. Por meio do programa Fulfillment by Amazon (FBA), melhoramos a nossa logística e ganhamos de vez a confiança do mercado e dos clientes"
Wanderclay Matos, fundador da DuRio

A reputação da Amazon com os clientes é uma parte fundamental do que leva vendedores parceiros a escolherem a Amazon.com.br. A empresa ajuda a entregar uma vasta seleção de produtos para clientes em todo o mundo — no prazo, nas condições esperadas e a preços competitivos.

Além de uma ótima seleção, preços e conveniência, a Amazon continua investindo na construção de sua marca e usa de tudo, desde influenciadores até comerciais em grandes programas de TV, para fazer isso. Também investe em publicidade digital para que, mesmo quando um cliente usa um mecanismo de pesquisa ou navega em sua rede social favorita, haja uma boa chance de ver anúncios comprados pela Amazon com links diretos para produtos vendidos por vendedores parceiros.

Nos bastidores, a Amazon também faz grandes investimentos na prevenção de falsificações, fraudes e outras formas de abuso, para garantir que a loja continue sendo um local seguro e confiável para os clientes comprarem e os vendedores construírem um negócio próspero. Em 2022, o investimento nisso ultrapassou US$1,2 bilhão e empregou mais de 15 mil pessoas, incluindo cientistas de aprendizado de máquina, desenvolvedores de software e investigadores, para ajudar a proteger a Amazon.com.br, vendedores parceiros e, claro, clientes.

Na primeira Feira de Pequenos e Médios Negócios Mega Oferta Amazon Prime, vendedores parceiros da Amazon Brasil contaram suas trajetórias inspiradoras.

Esses tipos de investimentos são um grande motivo pelo qual a Amazon continua sendo uma das marcas mais confiáveis do mundo e ajudaram a empresa a conquistar a classificação de marca mais confiável pelos clientes dos EUA em 2022. Quando os vendedores optam por vender na Amazon.comn.br, eles se beneficiam de décadas de investimento em oferecer uma experiência incrível ao cliente, permitindo que os vendedores atraiam e alcancem ainda mais clientes.

Isso significa que vendedores parceiros se tornam parte dessa experiência assim que criam seu primeiro anúncio na loja Amazon. Afinal, a marca de um vendedor pode ser descoberta por clientes que não conseguem achar o presente perfeito em nenhum outro lugar ou ser um produto com recursos inovadores e qualidade confiável que encantam. Tudo isso, associado ao fato de que o produto de um vendedor chega no tempo prometido na porta do cliente.

Portanto, embora os vendedores parceiros tenham a oportunidade de explorar a marca Amazon e os relacionamentos confiáveis com os clientes, o trabalho é conjunto para garantir a manutenção dessa reputação com compradores — o tipo de reputação confiável que cria fidelidade com os clientes e oferece grande valor aos vendedores na Amazon.com.br.

A Amazon fornece a cada vendedor parceiro ferramentas e serviços para o crescimento de um negócio próspero

“Hoje a Amazon Brasil é o principal canal de distribuição da GW Comercial. Investimos tempo, recursos e capital intelectual na plataforma, além de participar do programa de incubação, eventos e campanhas promovidas pela Amazon. Isso nos abriu mercados e nos possibilitou uma expansão internacional”
Guilherme Nunes, administrador da GW Comercial

É difícil ser dono de pequenas e médias empresas. Para colocar os produtos nas mãos dos clientes, os vendedores parceiros precisam impulsionar a descoberta de seus itens, precificar seus itens de forma competitiva, atender aos pedidos prontamente, lidar com o suporte ao cliente e processar possíveis devoluções. Os vendedores parceiros ainda precisam realizar uma série de outras tarefas, incluindo pesquisar clientes, refinar o design do produto, criar sua marca, monitorar tendências de compra, desenvolver promoções e negócios, evitar fraudes e abusos, garantir a conformidade do produto, proteger sua propriedade intelectual e muito mais.

Mas, com o apoio da Amazon, vendedores parceiros têm acesso a ferramentas e serviços poderosos que os apoiam em todas as etapas de sua jornada.

As pequenas e médias empresas (PMEs) são motores de inovação, capazes de fazer muito com pouco, e estão sempre procurando novas maneiras de obter uma vantagem competitiva. Em mercados altamente disputados, o sucesso de qualquer empresa depende de sua capacidade de se diferenciar. É por isso que a empolgação com a inteligência artificial (IA), especialmente a IA generativa, atingiu o auge.

Além das ferramentas de listagem, preços e gerenciamento de pedidos que todo vendedor precisa, os vendedores parceiros têm acesso a muitos outros serviços da Amazon, incluindo opções para promover produtos e impulsionar o aumento das vendas, especialmente em eventos como a Mega Oferta Amazon Prime.

Os vendedores podem usar ferramentas de autoatendimento para expandir suas vendas para outros países. Oferecemos aos vendedores acesso a relatórios e análises avançados, incluindo um amplo comportamento de busca de clientes em toda a loja da Amazon e informações e tendências de compra.

Vendedores parceiros também podem usar centenas de aplicativos que fornecem recursos adicionais para gerenciar seus negócios e têm acesso a centenas de milhares de horas de conteúdo educacional gratuito, enquanto aspirantes a empreendedores podem encontrar conteúdo gratuito para lançar e expandir seus negócios com formações promovidas pela Amazon Brasil, seja pela própria Amazon ou em parceria com organizações como o Sebrae.

Os vendedores proprietários de marcas também podem registrar sua marca gratuitamente na Amazon para desbloquear ferramentas de proteção de marca e um conjunto de ferramentas adicionais de venda para marcas, permitindo que aprimorem as páginas de detalhes do produto, criem campanhas de marketing e analisem o engajamento do cliente para refinar os produtos de sua marca.

A Amazon também tem dezenas de milhares de funcionários dedicados a ajudar os vendedores a terem sucesso. Eles inventam em nome dos vendedores para criar novas oportunidades de crescimento e eliminar problemas que atrapalham as vendas, além de serem um parceiro confiável que pode orientar os vendedores na criação de negócios prósperos. Esses benefícios estão disponíveis para todos os vendedores da Amazon.com.br, e a Amazon continua adicionando mais recursos para ajudar a garantir que os vendedores tenham tudo de que precisam para crescer e ter sucesso.

Vendedores podem optar por aproveitar um conjunto de serviços opcionais e pagos que oferecem um valor tremendo

A Amazon se esforça para oferecer às pequenas e médias empresas ainda mais capacidade de venda e, ao dar acesso à inovação tecnológica e ao amplo alcance da Amazon, vendedores de todos os tamanhos têm acesso a uma série de serviços opcionais por um ótimo custo-benefício — serviços que normalmente só são acessíveis por empresas maiores. Isso inclui serviços para obter empréstimos a preços competitivos, anunciar produtos com eficiência, atender produtos com rapidez e baixo custo, obter aconselhamento especializado e muito mais. Esses serviços pagos opcionais não são necessários para ter sucesso na loja da Amazon — alguns vendedores parceiros administram negócios prósperos sem eles —, mas muitos vendedores optam por usá-los porque oferecem oportunidades impactantes de impulsionar o crescimento de seus negócios a um custo menor.

“A parceria com a Amazon Brasil trouxe benefícios como a profissionalização do negócio, logística eficiente e expansão internacional. Hoje, nos destacamos como líderes no setor de brinquedos e continuamos a crescer”
Hélcio Sobral, empresário e dono da Mega Compras
The founders of Darlyng & Co. share how they built a successful line of parenting essentials with help from Amazon Lending.

A Amazon lançou o Fulfillment by Amazon (FBA) em 2006 para garantir que clientes da Amazon pudessem obter entrega rápida e confiável em uma seleção maior de produtos. Os clientes tinham uma demanda crescente por remessas rápidas, e a Amazon queria atender a essa demanda. Com o FBA, os vendedores enviam seus produtos para a Amazon, que armazena, escolhe, embala e envia esses produtos para mais de 100 países e regiões, além de lidar com o atendimento ao cliente e as devoluções. Bilhões de reais são investidos em uma rede de mais de 100 polos logísticos só no Brasil.

Como resultado, os clientes têm acesso a dezenas de milhões de produtos com frete em um e dois dias, e os vendedores parceiros têm acesso ao serviço de remessa premium que vem com o FBA, tornando-o uma das melhores maneiras pelas quais os vendedores parceiros podem economizar tempo e dinheiro.

"A Amazon entrega para nós insights valiosos através do Brand Analitycs sobre o comportamento de clientes e como posicionar a nossa marca de uma forma que traga mais visibilidade"
Caio Andrade, fundador da Ellym Nutrition

Para muitos vendedores parceiros, a publicidade impactante e econômica é fundamental para administrar um negócio baseado em produtos. O Amazon Ads oferece soluções que ajudam pequenas e médias empresas a criar, gerenciar, medir e otimizar facilmente campanhas de custo por clique usando ferramentas de campanha de autoatendimento e altamente automatizadas. Essas soluções de publicidade ajudam pequenas empresas a lançar anúncios na loja da Amazon, para que possam alcançar clientes que já estão comprando e com alta intenção de compra. Com produtos de anúncios de custo por clique, os vendedores definem seus próprios lances e orçamentos, o que significa que nunca precisam gastar demais em publicidade não comprovada. A Amazon também fornece relatórios e análises avançados, permitindo que os vendedores analisem e otimizem facilmente suas campanhas publicitárias, desde o que um vendedor escolhe gastar até como isso impulsiona suas vendas. De acordo com um relatório de benchmarking de 2022, os vendedores e outros anunciantes que usam anúncios de produtos patrocinados da Amazon gastaram 13% a 79% menos por clique em comparação com as alternativas. Em combinação, o impacto e a relação custo-benefício das campanhas e ferramentas do Amazon Ads ajudam a gerar um maior retorno sobre o investimento em publicidade dos vendedores.

Mais de 60% das vendas na loja da Amazon vêm de vendedores parceiros, dos quais 99% são pequenas e médias empresas.

“Somos uma empresa pequena, que precisa dar conta de tudo com poucas pessoas. Por isso, contar com a Amazon Brasil nos ajudou a crescer muito”
Sandra Strassi, idealizadora da StrassisDesign

A Amazon investe no sucesso de vendedores parceiros ao longo de toda a sua história e segue escrevendo a história do relacionamento mais bem-sucedido da história do setor de varejo.