Mirella Coutinho é fundadora da Roscia, uma loja de joias autorais feitas à mão. Inspiradas no Nordeste do Brasil, as peças levam dias para serem produzidas e refletem a natureza da região. Como resultado, cada colar, brinco ou anel é único, sem nenhum plástico em sua composição.

Mirella é uma das mais 60 mil vendedoras e vendedores parceiros da Amazon.com.br, dos quais 99% são pequenas empresas. Vendedores como ela usam o apoio da Amazon Brasil para reduzir os custos operacionais e liberar tempo para inovar e criar.

Mas, antes de chegar à Roscia que conhecemos hoje, Mirella trabalhou muito em seu pequeno negócio. E, para isso, contou com a Amazon em diversas etapas. Hoje, ela conta ao About Amazon Brasil como chegou até aqui – e o que outros vendedores poderiam aprender com sua história:

“Sempre fui muito criativa. Gostava de estilizar roupas, em geral. Mas fui crescendo e deixei esse lado para lá. Quando entrei em Geologia, faculdade na qual me formei, me apaixonei pelo universo dos minerais e procurei usar acessórios que trabalhassem com mineral bruto. Não era uma missão fácil. Sempre quis um acessório que usasse material bruto mas com design e uma história para contar por trás – e esse tipo de joia não era fácil de encontrar.

Nasci em Recife, mas, tive a oportunidade de fazer um curso de ourives em Nova Lima, MG. Ali caí de amores e passei a misturar minha criatividade da infância com o conhecimento técnico que reuni na faculdade. Foi quando comecei a trabalhar, em 2017, e pouco depois surgiu a Roscia, em 2021.

O nome, claro, conta um pouco dessa história, uma homenagem aos materiais brutos e às rochas. A Roscia é exatamente isso: do bruto ao luxo, pegar o mineral bruto e dar a ele uma história, um sentido, antes de ele se tornar uma joia. E para mim isso precisa incluir a natureza do Nordeste.”

‘Não sabia que tinha espaço para mim na Amazon’

Muito embora seja cliente Amazon Brasil há muito tempo, Mirella conta que inicialmente não pensou que seria possível comercializar na Amazon.com.br. “Não sabia que tinha espaço para mim na Amazon, por eu ser uma produtora artesanal e autoral. Mas o Decola Garota, programa de aceleração da Amazon, quebrou esse pensamento. Essa série de treinamentos me levou à loja Amazon e alavancou a minha marca”.

“Depois disso, tudo foi muito fluido, abri uma conta, criei minha página e subi produtos. E todos os treinamentos do Decola Garota me levaram ao sucesso: de marketing, de produtos e – o que me impactou ainda mais – o de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, em inglês, ou ambiente, social e governança corporativa, em tradução livre). Eu não trabalho com plástico, produzo com prata de reutilização e os minérios brutos. E as palestras sobre ESG abriram ainda mais o meu pensamento. O Decola Garota teve um impacto muito grande em mim. Sem ele, eu não estaria na Amazon.com.br e, consequentemente, não chegaria onde cheguei hoje.

A Amazon tem autoridade. Quando uma pessoa que não conhece minha marca vê que comercializo pela Amazon, enxerga credibilidade e agilidade. Por isso, acho importante uma marca como a Amazon Brasil apoiar o empreendedorismo – ainda mais feminino – porque isso nos tira de um espaço pequeno e recluso e nos abre possibilidade. Além, claro, da logística que nos permite entregar em todas as regiões do Brasil.

Além disso, sou eu quem cria, produz, embala... E, vez ou outra, bate uma dúvida. ‘O que estou fazendo? Será que os clientes vão enxergar valor no meu trabalho?’ Mas, quando comecei a trabalhar com a Amazon.com.br, e com todas as oportunidades que vieram com o Decola Garota, comecei a pensar que se uma empresa como essa enxerga valor no meu produto, por que eu vou me sabotar? Uma marca feminina, nordestina, indo a nível nacional? Penso até em expandir internacionalmente. Imagino com orgulho o momento em que compartilharei o Nordeste com o mundo!

Afinal, falar do Nordeste e contar essa cultura para fora da região é muito importante para mim. Sempre procuro juntar isso: na natureza, em vivências e pedras brutas. Gretas é o nome das ranhuras do solo, por exemplo – e, por isso, usei como nome de uma de minhas coleções. A turmalina, uma flor nordestina, faz parte das joias da série. E é quase como se eu estivesse contando minha história: uma florzinha que veio do Nordeste e quer se esparramar pelo mundo”.

Os desafios de empreender – e como contorná-los

Ainda assim, Mirella tem desafios. “No começo, pela falta de experiência e de conhecimento de negócios, tudo era muito desafiador. Por isso, programas como o Decola Garota são importantes, porque ensinam essas questões à gente. Muitas empreendedoras são como eu: são de áreas técnicas, ou mães e donas de casa... não têm feeling de mercado ou negócios. E esse foi o principal aprendizado que tirei do Decola Garota”.

Por fim, sucesso e conselhos para chegar lá

Os desafios, no entanto, permitiram que Mirella reunisse muitos aprendizados. E ela finaliza compartilhando esse conhecimento. “Tenha muita resiliência. Aprenda com seus erros, afinal ninguém nasce sabendo. Mas, à medida que damos um passo errado, aprendemos e corrigimos. E, por fim, tenha muita paixão pelo que você faz. Quando falamos e produzimos com paixão, encantamos as pessoas”.
 
Com a Roscia, Mirella certamente faz isso. E você poderá conhecer mais sobre a marca no Amazon Conecta 2024, evento que acontece em 16 e 17 de abril e reunirá empreendedores como Mirella.