A Amazon Brasil se uniu à ONG Instituto Pró-Saber SP, que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, para levar 50 jovens à Bienal do Livro. Além de conhecerem o principal evento de entretenimento e literatura do país, eles ainda tiveram a oportunidade de participar da leitura de trechos de um dos clássicos de J.R.R. Tolkien, o livro O Hobbit, cujo audiolivro foi narrado pelo ator, narrador e dublador Mauro Ramos para a Audible. Ramos também deu voz a personagens marcantes no cinema, como James Sullivan, em Monstros S.A., no estande da Amazon.

Os jovens foram acompanhados por cinco educadores do Pró-Saber e por 21 voluntários da Amazon, que acompanharam os visitantes desde a saída de Paraisópolis até o retorno à comunidade no fim do dia. Os voluntários levaram o grupo por outros estandes da Bienal após a leitura no espaço da Amazon.

“Numa toca no chão vivia um hobbit”, na voz de Mauro Ramos

6F1A6756

Mauro Ramos dá vozes a diversos personagens que marcam infâncias, como o já mencionado Sullivan, de Monstros S.A.; Frank, em Hotel Transilvânia; Pedro, em Rio; Aldebaran de Touro, em Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas; e Coisa, em Incrível Hulk. Essa voz tão marcante é quem leu a aclamada obra de Tolkien, que começa com uma das mais famosas frases iniciais da literatura mundial: “Numa toca no chão vivia um hobbit”.

Por isso, os jovens, que tinham entre 8 e 16 anos, ficaram muito entusiasmados durante a leitura. Além de descobrirem mais sobre os universos da narração e da dublagem, puderam fazer perguntas ao narrador, pegar autógrafos e tirar fotos com ele!

Para que pudessem levar para casa ainda mais memórias, os jovens foram presenteados com um kit que incluía uma mochila personalizada Amazon, caderno e canetas, adesivos Audible, um marca páginas personalizado e, claro, o livro de O Hobbit, doado para elas pela editora Harper Collins Brasil.

Audible, Amazon Brasil e literatura no Brasil

A ação, que aconteceu em 11 de setembro, faz parte dos esforços da Audible para incentivar o consumo de literatura no país, desde que lançou seu serviço no Brasil em outubro de 2023. Uma das iniciativas da empresa, por exemplo, é oferecer audiolivros gratuitos para estudantes que estão se preparando para as provas de Vestibular e Enem. Desde julho, é possível ouvir obras clássicas de autores como Machado de Assis, Bernardo Guimarães, Álvaro de Azevedo, João do Rio e Júlia Lopes de Almeida gratuitamente na Audible.

Da mesma forma, a Amazon Brasil age constantemente para promover o acesso à literatura, inclusive para jovens de comunidades periféricas, como Paraisópolis, segunda maior favela do país. A Amazon tem como um de seus Princípios de Liderança investir em projetos que valorizam a diversidade, além de levar a criatividade e o conhecimento a comunidades locais.

A Amazon contribuiu para que a Pró-Saber executasse o projeto "Estação Amazon de Leitura", uma mini biblioteca móvel com 160 livros voltados para a fase de alfabetização, que foram doados para 35 ONGs e escolas públicas do Brasil em localidades onde a Amazon tem Operações. O projeto estimula a leitura em sala de aula e o empréstimo de livros e dá acesso a livros para quase 10 mil crianças destes locais no Brasil.

A iniciativa se soma a outras ações, como a Imersão Literária, iniciativa pelo time Kindle Direct Publishing (KDP), ferramenta de autopublicação da Amazon, para apoiar jovens a ler e escrever. A ação levou 60 jovens de 14 a 19 anos para uma visita ao Museu da Língua Portuguesa neste ano.

Ação acontece pela segunda vez

Não é a primeira vez que a Amazon Brasil leva jovens ao universo literário representado pela Bienal do Livro. Em 2023, a empresa levou, junto ao Coletivo Papo Reto, 80 jovens do Complexo do Alemão ao evento. Com a contribuição da Amazon, todos os jovens tiveram a chance de adquirirem livros de seu interesse. 

Sobre o Estande da Amazon na Bienal do Livro

amazon_bienal_2024-06
Foto de DANILO GIUNCHETTI
amazon_bienal_2024-01
Foto de DANILO GIUNCHETTI
amazon_bienal_2024-15
Foto de DANILO GIUNCHETTI
amazon_bienal_2024-110
Foto de DANILO GIUNCHETTI
amazon_bienal_2024-02
Foto de DANILO GIUNCHETTI
IMG_3543
IMG_3542

Na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Amazon Brasil montou o maior estande da história da empresa no evento. O estante reuniu ações de Kindle, KDP e, pela primeira vez, Audible. Ao todo, foram 42 palestras e mesas redondas, com personalidades como Mônica Sousa, da Mauricio de Sousa Produções, Talita Rebouças e Conceição Evaristo.

O estande também foi palco do anúncio de novidades sobre o Prêmio Amazon de Literatura Jovem. Os visitantes ainda puderam comprar Kindles com desconto e receber brindes exclusivos.