Em Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, nossos pacotes chegam rapidamente a seus destinos por meio de uma rede logística, que conta com entregas feitas por pessoas que moram na região.

Mais de 50 executivos, entre eles líderes das Operações da Amazon em países como Arábia Saudita, África do Sul, Austrália, Brasil, Egito, Emirados Árabes, Índia, Japão, México e Singapura, visitaram Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo. Além de conhecerem a Estação de Entrega localizada dentro da comunidade, visitaram os arredores, conversaram com funcionários e funcionárias, além de realizarem uma ação social na Pró-saber, instituição sem fins lucrativos, que desde 2003 atua no fomento à alfabetização e leitura para crianças e jovens. Durante a visita, os times ainda participaram de oficinas de artes e produção de máscaras de Carnaval, uma celebração importante para a cultura brasileira.

A iniciativa reforça os Princípios de Liderança, pilares da atuação da Amazon em todos os países, como “empenhar-se para ser a empresa mais centrada no cliente e a melhor empregadora do mundo”, e “o sucesso e a escala trazem mais responsabilidade”.

A Amazon, tem o compromisso de construir um futuro sustentável para todos e todas, usando sua escala e cultura de inovação para solucionar e simplificar processos, criando ao mesmo tempo ações efetivas em prol do bem do planeta, negócios, clientes e comunidades.

“Esta é minha segunda viagem ao Brasil e estou inspirado com o que as equipes fizeram nos últimos anos, principalmente nos espaços comunitários”, resume Akhil Saxena, vice-presidente das Operações da Amazon. “Olhando para a Amazon, nossos 16 Princípios de Liderança falam sobre retribuir para as comunidades, integrando cada vez mais pessoas, garantindo o desenvolvimento social e econômico, assim como a colaboração múltipla”.

“Visitar Paraisópolis foi uma experiência incrível. Olhar para o impacto positivo que a Amazon tem no Brasil é supervalioso. Como organização, ela está ajudando as comunidades, gerando empregos e projetos importantes. Foi emocionante ver isso”, afirma Prakash Rochlani, vice-presidente de Amazon Logistics.

Voluntários da Amazon em Paraisópolis
Voluntários da Amazon em Paraisópolis
Voluntários da Amazon em Paraisópolis
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem

No Brasil, há mais de 11 mil comunidades que abrigam cerca de 6,55 milhões de domicílios e 16 milhões de pessoas. Esses moradores não têm a mesma oportunidade de realizarem suas compras online como em outras regiões, principalmente pela dificuldade de acesso de quem faz essas entregas. Pensando nisso, a Amazon desenvolve projetos que solucionam problemas locais, sem deixar de considerar e abordar impactos ambientais e sociais, com foco em oferecer a melhor experiência para consumidores de todo mundo, independentemente de onde estejam.

Projeto com Favela LLog busca criar impacto positivo e oportunidades para quem mora em regiões periféricas de São Paulo, como Paraisópolis.

Visando o aperfeiçoamento constante e a obsessão pelo cliente, em 2022, a Amazon Logistics do Brasil se juntou à Favela Llog, do grupo Favela Holding, especializado em rotas localizadas em regiões periféricas, para expandir a capacidade de entrega nas comunidades brasileiras por meio do programa EDSP. Paraisópolis, com mais de 120 mil moradores, foi eleita como a primeira favela do país a receber os pacotes diretamente pela logística da Amazon, com a alta qualidade de serviço merecida por todos os brasileiros. Além da instalação especial da Favela Llog em Paraisópolis, a Amazon também possui Estações de Entrega no Capão Redondo, Brasilândia, Aricanduva, Grajaú e Heliópolis, bairros da cidade de São Paulo; e na cidade de Carapicuíba, região metropolitana.

“Em todos os países onde operamos, uma das coisas mais importantes que prezamos é sermos bons vizinhos para as comunidades. Impactar significativamente e ajudar a mudar vidas e meios de subsistência. O trabalho nas favelas e as parcerias com instituições locais é inspirador de muitas maneiras, desde de a reinserção social de homens e mulheres através da empregabilidade e novas oportunidades profissionais, até ações com crianças para que as gerações sejam transformadas. Queremos propiciar melhores oportunidades de educação, nutrição com tudo que estamos fazendo no Brasil”, diz Abhinav Singh, vice-presidente das Operações da Amazon na Índia. “Percebo que podemos nos inspirar no trabalho social que o time do Brasil tem realizado com as comunidades. Quero agradecer às equipes pelo esforço concentrado na construção deste programa. Não é fácil, é preciso persistência, tempo e recursos para colocar em prática essas ações, e acima de tudo, é preciso paixão, que vejo muito nas equipes que trabalham no Brasil”.

Para Kohei Shimatani, vice-presidente das Operações da Amazon no Japão, também há muito no que se inspirar. “Acho que no Japão temos muitas oportunidades para fazer algo assim. Isso foi muito educativo”, afirmou Kohei Shimatani. “Apesar de realidades diferentes entre Brasil e Japão, eu consigo ver muitas chances para pensarmos a fundo em nossas comunidades, encontrar problemas e trazer soluções para elas. Sem dúvidas, o Brasil tem feito um trabalho incrível e aprender e vivenciar essas experiências foi muito transformador para mim. Estou pensando: como posso aplicar essa experiência de volta ao Japão? A paixão, o calor, a inspiração. Tenho certeza de que isso vai fascinar os Amazonians japoneses e nos levar a um próximo nível. Muito obrigado, Brasil”.

Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem

A Amazon tem o compromisso de impactar positivamente as comunidades onde opera e onde seus funcionários e funcionárias vivem. Com base nesse princípio, a empresa quer ir além da entrega de pacotes, e promover constantemente o impacto positivo duradouro em Paraisópolis, assim como em todas as comunidades onde temos operação no Brasil. Essa visita, portanto, fomenta nosso compromisso e a intencionalidade em estabelecer parcerias com instituições locais filantrópicas e empresas de impacto social para alcançar mais membros das comunidades, bem-estar por meio de doações assistenciais, apoio educacional e oportunidades extras de renda.

Com a campanha anual ‘Amazon Goes Gold', a Amazon promove a conscientização sobre a doença pelo sétimo ano consecutivo.

“Tem sido uma jornada fascinante, pois sinto que é uma paixão que a Amazon tem e está retornando aos próprios clientes. Consigo ver uma relação clara do Brasil, Índia e Japão, porque pensamos grande, tentamos espalhar o trabalho voluntário pelo mundo, por meio de novas ações, distribuição de novos livros, e doações”, continua Kohei Shimatani.

“Acho que se tivermos a humildade de compreender e reconhecer isso e ver como podemos retribuir à comunidade, nos tornaremos seres humanos mais felizes. Estamos retribuindo e isso é muito importante para a comunidade. Estou muito entusiasmado e emocionado. É muito tocante ver quanto impacto podemos criar - e isso é apenas o começo”, finaliza Akhil Saxena.

Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem
Como a Amazon Brasil tem impactado positivamente as comunidades onde tem operação e seus funcionários vivem