Quando Thamirys Viana Fernandes e Douglas Pastusak receberam o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) de seu filho, Henrique, essa se tornou a principal meta da família. "Ter clareza do que vai acontecer durante o dia evita que ele tenha desregulação ou até mesmo alguma crise", explica seu pai.

Os pais do menino tentaram, em um primeiro momento, deixar clara a rotina da casa para Henrique por meio de listas de tarefas manuais e, depois, com uma lista visual, que usava figuras para estimular o menino a entender os acontecimentos diários. No entanto, ambos os modelos deixaram de funcionar em pouco tempo. Aí entrou em cena Alexa.

Como Alexa pode ajudar na rotina

Por meio da função lembrete, Alexa é capaz de ajudar o menino a manter a rotina de escovar os dentes e guardar os brinquedos, por exemplo. Para isso, os pais podem adicionar lembretes em Alexa, o que pode ser feito por comando de voz, com a frase "Alexa, adiciona um lembrete", ou diretamente pelo aplicativo. Veja o passo a passo de como criar um lembrete ao final do texto.

"Alexa, por ter comando de voz, ajudou Henrique nesse sentido, com essa forma mais lúdica que ele gosta e a qual se adaptou bastante", complementa a mãe. "Ficou mais tranquilo e mais agradável tanto para mim quanto para ele".

Portal de Acessibilidade Alexa ajuda pessoas com deficiência a explorar recursos para seguirem mais conectadas, terem mais autonomia e se sentirem mais independentes.

Também é possível criar rotinas em Alexa, que automatizam outras diversas funções como músicas, mensagens personalizadas e aparelhos de Casa Inteligente compatíveis. Entre as rotinas disponíveis em Alexa, há a possibilidade de controlar o tempo de tela à disposição da criança ou então definir o timer para hora de dormir, que avisa 30 minutos antes do determinado ("Faltam 30 minutos") e, depois, novamente no horário correto. Confira mais sobre o que são Rotinas em Alexa e aprenda, no último tópico do artigo, como criar funções desses tipos.

Thamirys, Douglas e o pequeno Henrique tiveram a vida totalmente transformada por Alexa. "Comportamento notório foi de mais calma, mais tranquilidade. E isso facilita inclusive no processo de socialização dele, que é uma barreira bem importante para quem está no espectro autista", explica Douglas.

Além disso, o dispositivo é uma fonte de diversão para Henrique: ao poder controlar as cores das luzes, ele consegue brincar com o que a família chama de "luzes de festas". "O Henrique gosta bastante. Ele diz que vai ser a festa do pijama, que é a festa dele no quarto", conta Thamirys.

A família ainda possui uma Claro box TV, com Alexa integrada, que permite que os canais de TV também sejam controlados pelos pais por voz, trazendo mais simplicidade no dia a dia.

Conforme o menino cresce e sua rotina muda, seus pais podem modificar as personalizações, de acordo com a necessidade da família.

"Com a ajuda de Alexa, Henrique se tornou uma criança mais estável, mais concentrada. Isso ajuda nas tarefas do dia a dia, inclusive na escola".
Douglas Pastusak

Aprenda a criar LEMBRETES e ROTINAS em Alexa:

Como criar LEMBRETES em Alexa:

  1. No menu, selecione Lembretes.
  2. Então, clique em Adicionar Lembrete.
  3. Por fim, insira os detalhes e clique em Salvar.

Como criar ROTINA em Alexa:

  1. Abra o Aplicativo Alexa.
  2. Acesse o menu 'Mais'.
  3. Selecione 'Rotinas'.
  4. Selecione o símbolo '+' no canto superior direito.
  5. Selecione ‘Quando isso acontece’ e siga os passos no aplicativo para escolher o que vai iniciar sua rotina. — Um horário, uma frase ou quando o alarme é dispensado, por exemplo.
  6. Selecione ‘Adicionar ação’ e siga os passos no aplicativo para escolher a ação da sua rotina. Você pode selecionar várias ações para a mesma rotina.
  7. Em 'Personalizar' você pode escrever o que diria para Alexa, como por exemplo, "Alexa, hoje é dia de que?"
  8. Selecione 'Salvar'.