De forma a dar mais apoio e visibilidade para a narrativa de pessoas com deficiência, Amazon Alexa mantém o Portal de Acessibilidade Alexa, uma página que ressalta os recursos disponíveis que ajudam as pessoas a seguirem mais conectadas e terem mais autonomia. Além disso, apresenta vídeos com "Histórias com Alexa", em que clientes que convivem com a assistente virtual contam sobre suas jornadas, tendo como pano de fundo o suporte da tecnologia por voz em suas rotinas.

Alexa, a assistente de voz da Amazon, já faz parte da vida de muitas pessoas com deficiência e também de profissionais que atendem a este público, como facilitadora e aliada. A tecnologia de Alexa atua nas rotinas de pessoas com deficiência visual ou motora, por exemplo, que passam a solicitar ações usando apenas a voz. Para pessoas com habilidades cognitivas reduzidas, Alexa funciona como estímulo e também como assistente para lembrar de tarefas do dia a dia, como tomar um remédio ou ligar para um familiar para dar notícias.

Histórias com Alexa

As “Histórias com Alexa” foram criadas pensando em trazer maior visibilidade para o tema da acessibilidade, com histórias de clientes reais que usam a tecnologia de Alexa no dia a dia, mostrando como a assistente de voz pode facilitar e agregar à vida das pessoas.

Uma delas é sobre o Dôdi que tem 41 anos. Aos 27, foi arremessado num choque de cerca elétrica e teve uma lesão irreversível na coluna, ficando tetraplégico. O ambiente em que vive é inteligente e automatizado, o que, junto com Alexa, permite que ele tenha autonomia. Para uma pessoa tetraplégica, qualquer independência é fundamental - fora a grande companhia que Alexa é para ele, que passa boa parte do tempo dentro do quarto trabalhando com seus equipamentos e vários computadores.

As outras histórias da série estão disponíveis no canal do YouTube Alexa Brasil e nas redes sociais de Alexa no Instagram @alexa_br e no Twitter @alexabr. Além disso, no canal do YouTube Alexa Brasil há uma playlist de vídeos com dicas de configuração de Alexa e como usar outros recursos. Os posts do Instagram @alexa_br também contam com descrição de imagem para que pessoas com deficiência visual possam acompanhar as mensagens de Alexa na rede social.

A Amazon Brasil convida todos a compartilharem suas histórias postando nas redes sociais usando #HistóriasComAlexa. Quem sabe a sua não pode ser a próxima história destacada, inspirando novas pessoas?

Recursos acessíveis

Alexa se torna cada dia mais parte da vida dos clientes, seja verificando o clima, automatizando tarefas, informando as notícias, fazendo ligações para família e amigos, tocando música e rádios, e mais. A conexão com dispositivos de casa inteligente compatíveis com Alexa permite que tarefas como acender e apagar as luzes ou ligar e desligar o ar condicionado se tornem mais cômodas e autônomas. Tarefas como essas, que exigiam deslocamento motor, passaram a ser possíveis apenas com o comando de voz.

Atualmente, temos Skills - aplicativos de voz - que ajudam na acessibilidade, como é o caso das finalistas do Prêmio Alexa de Acessibilidade:

  • “Arte Além da Visão”, que foi criada para dar a pessoas com restrições visuais acesso fácil para apreciar pinturas;
  • “Memória Sonora”, jogo focado em reabilitação cognitiva; e
  • “Onde guardo isso?”, que visa auxiliar pessoas a lembrarem onde seus objetos foram guardados.

Veja abaixo alguns recursos presentes no Portal de Acessibilidade Alexa. Para saber mais detalhes e como ativá-los, acesse a página de acessibilidade da Alexa.

  • Mobilidade: a conexão com os mais de 750 dispositivos compatíveis com Alexa torna mais fácil atividades do dia a dia. Com esses dispositivos, é possível criar Rotinas (uma forma de Alexa executar uma série de ações automaticamente), onde é possível, através de um comando de voz ou gatilho, acender e apagar as luzes, trancar as portas e ligar o ar-condicionado, por exemplo. Os clientes também podem pedir para acionar um dispositivo depois de um certo tempo, como por exemplo “Alexa, apagar as luzes do quarto daqui a 15 minutos.”
  • Visão: existem recursos que facilitam o uso dos dispositivos Echo para os clientes cegos ou que possuem baixa visão. Alexa pode ler os livros da biblioteca Kindle, por exemplo. Para isso, basta pedir “Alexa, leia meu livro Kindle”. “Alexa, onde está meu celular?” também pode ser muito útil para pessoas com deficiência visual encontrarem seus dispositivos em casa. Para isso, tanto o dispositivo quanto o celular devem estar na mesma conta. E se criar listas de compras com Alexa já é um recurso que facilita a vida das pessoas, o fato de compartilhá-las torna isso ainda mais fácil. Os clientes podem usar a voz para criar e acessar suas listas de compras em qualquer dispositivo Echo e no aplicativo Alexa. Além disso, no aplicativo Alexa, clientes podem ir nas configurações de seu dispositivo, em Sons, acionar Sons de Pedido, para que Alexa dê um sinal sonoro quando está detectando uma solicitação do cliente.
  • Audição: os clientes que possuem perda total ou parcial da audição podem definir o ritmo de conversação preferido, caso Alexa esteja falando muito rápido ou muito devagar. Para isso, basta pedir “Alexa, fale mais devagar”, “Alexa, fale mais rápido”, ou “Alexa, fale na velocidade padrão”. É possível também selecionar a opção das Legendas para realizar chamadas de vídeo legendadas em dispositivos da família Echo Show, definindo tamanho, cor, fonte e outras características de sua escolha (recurso disponível em português, inglês, espanhol e francês), para ver vídeos ou para transcrever tudo o que Alexa fala.
Pessoas do espectro autista têm uma necessidade maior de seguir uma rotina com padrões no dia a dia - especialmente quando se trata de uma criança. E é dessa forma que Alexa contribui com essa família de Navegantes, em Santa Catarina.

  • Fala: o recurso Toque e Ative Alexa permite que as pessoas interajam com Alexa usando toque ao invés de voz nos dispositivos da família Echo Show. Existe ainda a opção de pedir comandos para Alexa pelo aplicativo sem usar a voz, apenas digitando o comando. Para isto basta acessar o ícone de telhado no canto superior esquerdo do aplicativo.

Segurança e privacidade

Todos os dispositivos Amazon, incluindo a família Echo e Fire TV, são projetados com a privacidade em mente. Em dispositivos com Alexa, há controle de microfone, capacidade de visualizar e excluir gravações de voz, entre outras. Para saber mais sobre os recursos que fornecem transparência e controle sobre sua experiência com Alexa, clique aqui.