No último dia 06 de maio, o Amazon Conecta, evento da Amazon.com.br focado em impulsionar e inspirar pequenos e médios negócios, trouxe insights, novidades, conteúdo especializado e oportunidades de crescimento para os vendedores parceiros. Durante todo o dia, líderes da companhia e grandes nomes do mercado como Galvão Bueno, Nathália Rodrigues (Nath Finanças) e Caíto Maia, e dividiram suas trajetórias abordando temas como empreendedorismo, gestão, finanças, marketing e muito mais. Aproveitamos esse momento especial para apresentar algumas das novidades mais importantes para o ano!

Dando o pontapé incial do evento, Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon Brasil, contou sobre os planos ambiciosos da empresa para o país em 2025, em ritmo acelerado de expansão: contratação de novos colaboradores, aumento da seleção produtos e opções de entrega mais rápidas e mais seguras . Ao todo, contamos com mais de 150 polos logísticos espalhados por regiões estratégicas de Norte a Sul, com 12 Centros de Distribuição e mais de 140 Estações de Entrega operadas com nossa tecnologia. São mais de 150 milhões de produtos em mais de 50 categorias, incluindo varejo e serviço de marketplace, e a maior parte dessa seleção vem de vendedores parceiros. “Nosso objetivo é seguir crescendo o número de produtos disponíveis na Amazon.com.br, porque isso, juntamente com uma rápida velocidade de entrega, melhora a experiência do cliente e, consequentemente, traz mais visitas para nossa loja, aumentando assim a oportunidade de vendas para os vendedores, que vão completar o círculo trazendo mais produtos para ser vendidos na loja”.

Com o programa Amazon Prime como estratégia-chave, Juliana conta que 9 bilhões de itens foram entregues no mesmo dia ou dia seguinte para membros de todo o mundo e reforça que os vendedores participantes do FBA – Logística da Amazon, tornam seus produtos elegíveis ao selo Prime. Já o Prime Day no Brasil, evento que celebra os membros do programa, mostrou um crescimento de 71% do tráfego do site durante a edição do ano passado, sendo o maior Prime Day de todos os tempos. A sexta edição já está programada para acontecer em julho de 2025 . Com parceria e compromisso, a empresa segue investindo para trazer mais consumidores, melhorar a experiência dos vendedores parceiros e acelerar suas vendas.

Amazon Conecta-180

Virginia Pavin, diretora de Marketplace, subiu ao palco para contar os investimentos da empresa em infraestrutura e também na experiência para o vendedor. Hoje, contamos com mais de 100 mil vendedores brasileiros como nossos parceiros, sendo 99% deles formada por pequenos e médios negócios, que só em 2024 movimentaram mais de R$11.3 bilhões de vendas – e mais de 70% realizaram vendas para fora dos estados em que estão localizados. Destes, 3 mil já realizam suas vendas internacionalmente.

Para ajudar nossos parceiros a entender e utilizar as alavancas de sucesso no e-commerce, focamos na capacitação e suporte. Só em 2024 treinamos mais de 50 mil vendedores, um aumento de 65% em comparação com o ano anterior; fortalecemos nossas parcerias com SEBRAE e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e continuamos nosso apoio com a visibilidade para pequenos negócios através da Loja de Pequenos Negócios. De forma constante, o programa Decola Garota impactou mais de 900 empreendedoras, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora.

Entre as novidades para 2025 em Marketplace, Virginia destacou as melhorias desenvolvidas para a experiência do Seller Central – mais intuitivo e eficiente – simplificando o processo da listagem dos produtos e nossa tecnologia de Inteligência Artificial, que agora cria páginas de detalhes dos produtos mais completas e de forma automática. “Também estaremos mais perto dos nossos parceiros, com a expansão do uso do WhatsApp, e dois novos centros de suporte especializados: Registration Hub e o Listening Hub. Com essas novidades, queremos que todos sintam o apoio da Amazon em cada momento da jornada. Porque quando você tem o suporte certo, fica mais fácil colocar um sorriso no seu negócio!”.

Amazon Conecta-295

Mariana Werneck, Diretora de DBA - Delivery by Amazon e FBA Onsite e Michael Groenner, Diretor de Transportes, compartilharam como as entregas serão transformadas em 2025. Só neste ano, serão 46 novos centros logísticos especializados em processar pacotes dos programas DBA e FBA Onsite, aumentando a quantidade de pacotes entregues pela logística da Amazon, com mais velocidade e qualidade. Já no segundo semestre de 2025, o Self-Delivery permitirá que os vendedores ofereçam opções de entrega no mesmo dia ou em até três horas. Desta maneira, os pedidos vão sair diretamente do vendedor para o comprador. Mariana complementa que “essa modalidade funciona muito bem em grandes cidades como as capitais, mas vamos abrir para o Brasil inteiro, graças à nossa nova parceira com os Correios para o programa DBA, que democratiza ainda mais o acesso à nossa rede de entregas". Julia Salles, nossa diretora de FBA, e Fabiola Carvalho, diretora de Cadeia Logística, se juntaram à conversa para mostrar como o FBA – Logística da Amazon pode impulsionar vendas com velocidade e economia.

“O FBA é muito mais que um serviço de logística. Quando um vendedor escolhe o FBA, nós assumimos toda a responsabilidade: desde o armazenamento dos produtos até o pós-venda para o cliente final. É como ter a estrutura logística da Amazon trabalhando para o seu negócio! Agora, com as taxas reduzidas do FBA, os vendedores conseguem ter produtos mais competitivos, melhores margens e mais oportunidade de crescimento nos negócios. Assim, estamos presentes em 100% dos municípios brasileiros, e com a expansão de nossa infraestrutura logística com o Centro de Distribuição em Cajamar, temos mais capacidade para os produtos de nossos vendedores parceiros, mais agilidade nas entregas e também mais sorrisos nos clientes em todo o país”, finaliza Julia.

Com essas e outras iniciativas, ajudamos a impactar positivamente empreendedores de todo o Brasil e a transformar a experiência dos nossos vendedores parceiros.

Amazon Conecta-202