A Amazon Brasil tem mais de 78 mil vendedores parceiros no país, 99% deles micros, pequenas e médias empresas (MPEMs). Mais de 4% desses vendedores exportam seus produtos por meio do programa de Vendas Internacionais da Amazon, que visa facilitar o acesso das empresas brasileiras ao mercado internacional.
Agora, para incentivar a exportação entre esses empreendedores brasileiros, a Amazon vai além, e firma um acordo com a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC).
“Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Secex para incentivar as exportações das empresas brasileiras. Acreditamos que a internacionalização é fundamental para o crescimento das MPMEs e para o fortalecimento da economia do país”, resume Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil
O Acordo de Cooperação Técnica prevê ações conjuntas para alcançar o objetivo de facilitar o acesso ao mercado internacional, como:
- Treinamentos online sobre exportação via comércio eletrônico: vendedores brasileiros terão acesso a aulas ao vivo e materiais educativos sobre o tema.
- Suporte aos vendedores: a empresa oferecerá serviços de suporte para auxiliar os vendedores na exportação de seus produtos.
- Conteúdo online para MPMEs: a empresa disponibilizará conteúdos informativos sobre exportação para serem compartilhados pela Secex com empresas interessadas.
- Mesa redonda com mulheres exportadoras: será realizada uma mesa redonda virtual para discutir os desafios e oportunidades das mulheres que exportam seus produtos por meio da empresa.
Mais exportação, mais emprego
Estudos realizados pela SECEX em 2023 demonstram que empresas brasileiras que exportam geram mais empregos, pagam melhores salários e são mais inovadoras, produtivas e competitivas. Além disso, a exportação contribui para a geração de externalidades positivas para outros setores da economia.
“A promoção das exportações brasileiras é fundamental para o crescimento do país, e a parceria com o setor privado é crucial para alcançarmos esse objetivo”, finaliza Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior.