O amor está no ar! Românticos de uma época distante, apertem os espartilhos ou coloquem seu melhor traje e reúnam-se no salão principal: a Audible, uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio de alta qualidade, lançou a audiossérie original Orgulho e Preconceito. Uma das obras mais emblemáticas de Jane Austen ganha nova releitura em áudio, nas vozes de Julia Dalavia como a determinada e independente Elizabeth Bennet e Rodrigo Simas como o vaidoso e bem-afortunado Sr. Darcy.
A adaptação exclusiva conta com oito episódios repletos de drama, intrigas, mal-entendidos e romance. O lançamento celebra com os ouvintes brasileiros os 250 anos de nascimento da escritora inglesa, completados em 2025, ao revisitar uma história atemporal e redescobrir a paixão de um dos casais mais amados da literatura.
Esta é uma adaptação mundial da Audible. As versões em alemão, francês e inglês foram lançadas no último mês de agosto. A edição inglesa contou com os atores britânicos Harris Dickinson (“Babygirl” e “Garra de Ferro”) e a vencedora do BAFTA Marisa Abela (“Industry,” “Back to Black” e “Código Preto”) como protagonistas, além de Will Poulter como Sr. Wickham, Jessie Buckley como Caroline Bingley, Toheeb Jimoh como Sr. Bingley e Glenn Close, vencedora do Globo de Ouro e do Tony, como Lady Catherine de Bourgh. O conteúdo em espanhol e italiano foram lançados junto com o em português em setembro.
O roteiro da dramatização para o áudio de “Orgulho e Preconceito” da Audible foi escrito por Lulu Raczka e produzido pela Brock Media e Brain Audio, com direção de Dion Edwards e trilha sonora original de Morgan Kibby, compositora indicada ao Grammy.
A versão brasileira foi dirigida por Lô Politi, conhecida por trabalhos para o cinema, como “Meu Nome é Gal”, “Alvorada”, “Jonas” e “Sol”. A produção e edição nacional é Ultrassom Music Ideas, referência em áudio no país, com direção executiva de Ruben Feffer e Flávia Feffer, produção executiva de Erika Marques e produção de Marô Blanques. A direção de casting principal é de Marcela Altberg.
Foram trazidos para o elenco grandes nomes da dramaturgia, como a atriz Denise Fraga, que narrou com maestria todos os personagens da obra na versão em audiolivro, que também é exclusivo da Audible. Na versão em audiossérie, ela dá voz à Sra. Bennet, mãe da protagonista Lizzie. Para completar esse núcleo central estão as atrizes Jessica Córes, que vive Jane Bennet, a irmã doce e sonhadora de Elizabeth; Elisa Lucinda é Lady Catherine de Bourgh, aristocrata inglesa que se acha superior aos demais; Marco França faz a voz do Sr. Bennet, e Bruno Feldman é o Sr. Collins. As demais irmãs de Lizzie são interpretadas por Pamella Rodrigues, que faz a Lydia Bennet, Laura Castro, como Kitty Bennet, e Erika Menezes como Mary Bennet.
Lançado originalmente em 1813, em um período de profundas transformações sociais e políticas, "Orgulho e Preconceito" reflete as preocupações com as normas de classe e as convenções do casamento na Inglaterra do século XIX. A narrativa em áudio promete dar vida ao enredo envolvente que se passa na aristocracia rural, onde a liberdade individual é desafiada pelas expectativas sociais.
O texto estabelece paralelos com os desafios contemporâneos de gênero, as complexidades de relacionamentos e a importância de superar julgamentos superficiais para encontrar o verdadeiro valor nas pessoas.
O enredo, bem conhecido pelos amantes de literatura, traz: Elizabeth Bennet (Julia Dalavia), que não tem a menor intenção de se submeter a homem nenhum ou, para ser franca, à vida nenhuma que não seja vivida inteiramente nos seus termos. Ela quer se casar por amor, dançar só quando tiver vontade e – se for possível – encontrar um canto silencioso para ler sem ser interrompida. Mas,
quando é apresentada ao rico, esnobe e inicialmente insuportável Sr. Darcy, passa a questionar tudo que achava que sabia. Toda a narrativa é contada sob perspectiva de Lizzie, a protagonista, o que faz com os ouvintes tenham a oportunidade de entrar na mente da personagem enquanto ela descobre como se manter fiel às suas convicções em meio a novas possibilidades guiadas pelo coração.