A Amazon Brasil tem o prazer de anunciar os finalistas da primeira edição do Prêmio Kindle Vozes Negras, uma iniciativa pioneira que vai muito além do reconhecimento literário. Em parceria com a prestigiada Companhia das Letras, essa é uma oportunidade única para autores independentes negros que publicaram suas obras de ficção através do KDP (Kindle Direct Publishing).
O grande vencedor receberá não apenas um prêmio de R$35 mil e adiantamento de royalties, mas também terá sua obra editada e publicada pela Companhia das Letras, uma das mais respeitadas editoras do país. Indo além, todos os finalistas terão seus livros adaptados para audiolivro pela Audible, ampliando ainda mais o alcance dessas importantes vozes.
Esta premiação, aberta a autores autodeclarados pretos e pardos que escrevem em português do Brasil, representa nosso compromisso em construir um cenário literário mais diverso e representativo. Acreditamos que diferentes perspectivas e origens enriquecem nossa cultura e contribuem para transformações sociais significativas através da literatura.
Conheça os finalistas:
Tássia Nascimento - autora de Borda infinita
Tássia Nascimento é professora do IFSP e pós-doutoranda em História da Arte pela Unifesp. Possui doutorado em Ciência da Literatura (UFRJ) e mestrado em Estudos Literários (UEL). Através de seus textos foi vencedora do prêmio 'Mulheres Negras contam sua história' e 'Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação'. Em 2022, em parceria com a Editora Senac, lançou o livro 'Pesquisa, Tecnologia e Sociedade'. Já publicou diversos artigos e ensaios sobre o tema da literatura negra. "Borda Infinita" é o seu primeiro romance.
J. OLIVER JR - autor de Febre inocente
É escritor, artista plástico, roteirista, compositor, graduando em Gestão Pública e profissional de licitações. Paulista, nascido em Caieiras, vem de uma família com ampla gama de artistas de diversas áreas e escreve desde a tenra idade, incentivado por professores e pelos pais.
Márcia Moura - autora de Olhos rubros de sal
Escritora, médica e professora adjunta de Ginecologia na UFPE e UPE, é pós-graduada em Escrita Criativa pelo Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE). Publicou, em 2023, sua primeira obra individual, “Como dançam os lírios-do-mar”. Ainda em 2023, foi uma dos semifinalistas do 3° Prêmio Microconto de Ouro da Casa Brasileira de Livros com o seu texto "Desforra" e vencedora do Prêmio Carolina Maria de Jesus com o Romance “Quando as portas batem". Seu conto “Perdigotos” foi destaque na edição de Contos do Prêmio Off Flip de Literatura 2024 e seu romance “Neve sobre areia quente” venceu a seleção de originais “Mar que arrebenta” edição 2024 promovido pela Arrelique Editora.
Daiana Souza - autora de Amiga com piscina
é escritora, roteirista e professora de História. Autora de narrativas que colocam no centro as experiências, afetos e resistências de pessoas negras, Daiana constrói histórias que transitam entre drama e verdade, criando personagens marcantes e potentes. De Macaé, interior do Rio de Janeiro, conecta-se com o mundo pela literatura e pelo audiovisual. Apaixonada pelo mar e pelas palavras, vê na escrita um instrumento de memória e transformação.
Tiago Costa - autor de Via Pública
Tiago Costa nasceu em Salvador, Bahia, no início dos anos 1990. Formado em medicina, especializou-se em psiquiatria em 2018 e trabalha desde então na rede pública e privada. Publicou através do Kindle Direct Publishing os livros Alogia e Via Pública.