A Amazon Web Services (AWS) acaba de anunciar uma série de inovações no Amazon Bedrock que oferecem aos clientes a maneira mais fácil, rápida e segura de desenvolver aplicativos e experiências avançadas de inteligência artificial (IA) generativa.

Vamos detalhá-las com ilustrações que foram criadas com uma dessas inovações: o Amazon Titan Image Generator (da superfície da maior lua de Saturno, Titã, é claro).

Novo recurso de importação de modelos personalizados ajuda organizações a trazer seus próprios modelos para Amazon Bedrock

Uma imagem gerada pelo Amazon Titan de três robôs acenando estão olhando para Saturno
Em IA, dois (ou até três) modelos geralmente são melhores do que um. É o efeito de combinação da inteligência.

Os clientes que utilizam Amazon Bedrock estão cada vez mais colocando seus próprios dados em prática, personalizando modelos disponíveis publicamente para seus casos de uso específicos de domínio. Isso acontece porque há um efeito de inteligência composta quando os clientes combinam a inteligência dos diferentes modelos fundacionais (FMs) e dos grandes modelos de linguagem (LLMs) disponíveis no Amazon Bedrock com seus próprios dados. Pense nisso como a versão generativa da IA de que “duas cabeças (ou mais) pensam melhor do que uma”. Essa inteligência adicional também significa que os aplicativos resultantes são mais capazes de atender a uma variedade maior de casos de uso. Então, o que os clientes estão pedindo? Uma maneira fácil e segura de adicionar seus próprios modelos personalizados ao Amazon Bedrock.

As ofertas para treinamentos sobre IA generativa promovidas pela AWS estão disponíveis para todos, com qualquer nível de experiência.

Com o Amazon Bedrock Custom Model Import, as organizações agora podem importar e acessar seus próprios modelos personalizados como uma interface de programação de aplicativos (API) totalmente gerenciada no Amazon Bedrock, oferecendo opções sem precedentes ao criar aplicativos de IA generativa. Para começar, as organizações podem adicionar facilmente modelos ao Amazon Bedrock que eles personalizaram no Amazon SageMaker ou por meio de outra ferramenta terceirizada ou provedor de nuvem. Depois de concluir um processo de validação automatizado, podem acessar facilmente seu modelo personalizado, como qualquer outro no Amazon Bedrock.

Com esse novo recurso, a AWS facilita que as organizações escolham uma combinação de modelos Amazon Bedrock e seus próprios modelos personalizados por meio da mesma API. O Amazon Bedrock Custom Model Import está disponível em versão prévia e oferece suporte a três das arquiteturas de modelo aberto mais populares — Flan-T5, Llama e Mistral — e com planos para mais no futuro.

Avaliação de modelos ajuda clientes a avaliar, comparar e selecionar o melhor modelo para criar e implantar aplicativos de IA generativa

An image of two robots on the moon, sitting on a see-saw balancing each other.
O delicado equilíbrio entre a precisão e o desempenho do modelo é fundamental quando se trata de escolher seus modelos de IA.

Obviamente, antes de combinar modelos para obter mais inteligência, os clientes querem ter uma noção mais profunda de quais modelos funcionarão melhor para sua aplicação específica. Escolher o melhor modelo para um caso de uso específico exige um equilíbrio delicado entre a precisão e o desempenho do modelo. Até agora, as organizações precisavam passar por esse processo de equilíbrio, muitas vezes trabalhoso e demorado, para cada novo modelo e caso de uso. O resultado foi um desenvolvimento mais lento e a entrega de experiências IA generativas para seus clientes.

Agora disponível ao público em geral, a avaliação de modelos é a maneira mais rápida de as organizações analisarem e compararem modelos no Amazon Bedrock, reduzindo o tempo gasto na avaliação de modelos para que possam trazer novos aplicativos e experiências ao mercado com mais rapidez. Os clientes podem começar selecionando critérios de avaliação predefinidos (por exemplo, precisão e robustez) e fazendo o upload de sua própria biblioteca de prompts ou selecionando conjuntos de dados integrados e disponíveis publicamente. Para critérios subjetivos ou conteúdo que exija um julgamento diferenciado, os clientes podem configurar fluxos de trabalho de avaliação baseados em humanos. Depois que os clientes concluem o processo de configuração, o Amazon Bedrock executa avaliações e gera um relatório, para que os clientes possam entender o desempenho do modelo em seus principais critérios e selecionar rapidamente os melhores modelos para seus casos de uso.

Família Amazon Titan de modelos de IA acaba de crescer

An image of a robot on the moon. There are flowers in front of the robot, and "flowers" displayed in the sky.
Basta um texto simples para criar uma bela imagem com o Amazon Titan Image Generator.

A AWS tem o prazer de anunciar a disponibilidade para o público em geral do Amazon Titan Image Generator — agora com marca d'água invisível — e a versão mais recente do Amazon Titan Text Embeddings, ambos exclusivamente no Amazon Bedrock.

Modelos Claude 3 demonstram inteligência avançada, níveis quase humanos de capacidade de resposta, melhor dirigibilidade e precisão e novas capacidades de visão.

Os setores como publicidade, comércio eletrônico e mídia e entretenimento, entre muitos outros, agora podem acessar o Amazon Titan Image Generator para produzir imagens de alta qualidade do zero ou aprimorar e editar imagens existentes a baixo custo. Basta digitar uma descrição de texto em um campo de solicitação e o Amazon Titan transforma esse texto em qualquer imagem e estilo que você descreve. Por exemplo, o aviso para a imagem exibida acima era: “Da superfície da lua Titã com Saturno ao fundo, o texto 'flor' em fonte moderna emerge da boca de um robô amigável, o texto então se torna imagens de flores ensolaradas na superfície da lua”.

O Amazon Titan aplica uma marca d'água invisível a todas as imagens que gera, ajudando a identificar aquelas geradas por IA para promover o desenvolvimento seguro e transparente da tecnologia de IA e reduzir a disseminação da desinformação. O modelo também pode verificar a existência de marcas d'água, ajudando os clientes a confirmar se uma imagem foi gerada pelo Amazon Titan Image Generator.

Amazon Titan Image Generator Demo | Amazon Web Services

O segundo membro da família anunciado na terça-feira, 23, é o Amazon Titan Text Embeddings V2, que é otimizado para trabalhar com casos de uso de geração aumentada de recuperação (RAG), o que o torna adequado para uma variedade de casos de uso, como recuperação de informações, chatbots de perguntas e respostas e recomendações personalizadas. O RAG é uma técnica popular de personalização de modelos em que o FM se conecta a fontes de conhecimento adicionais que ele pode consultar para selecionar respostas mais precisas. Embora os resultados sejam ideais, a execução dessas operações pode exigir muita computação e armazenamento. Com o Amazon Titan Text Embeddings V2, lançado no final do mês, os clientes têm a opção de aproveitar tamanhos de incorporação flexíveis que atendem às diversas necessidades de aplicativos, desde implantações móveis de baixa latência até fluxos de trabalho assíncronos de alta precisão, o que reduz o armazenamento geral em até quatro vezes, mantendo 97% da precisão dos casos de uso do RAG.

Com Guardrails for Amazon Bedrock, clientes podem bloquear informações pessoais e confidenciais, palavrões, palavras específicas, bem como conteúdo prejudicial

An image of a robot standing on a moon, holding a guardrail. There is a body of water behind them.
As grades de proteção integradas do Amazon Bedrock mantêm os aplicativos de IA seguros para todos.

Para que a IA generativa seja difundida em todos os setores, as organizações devem garantir que ela seja implementada de forma segura, confiável e responsável. Muitos modelos usam controles integrados para filtrar conteúdo indesejável e prejudicial, mas as organizações querem selecionar ainda mais os modelos para que as respostas permaneçam relevantes, se alinhem às políticas da empresa e sigam os princípios de IA responsável. Agora disponível ao público em geral, o Guardrails for Amazon Bedrock oferece proteção de segurança líder do setor, ajudando os clientes a bloquear até 85% do conteúdo prejudicial.

Com R$ 15 milhões, a AWS tem como missão ampliar a oferta de profissionais qualificados em computação em nuvem, além de aumentar a diversidade do setor.

Para criar uma barreira de proteção, os clientes simplesmente fornecem uma descrição em idioma natural definindo os tópicos bloqueados no contexto de sua inscrição. Os clientes também podem configurar limites para filtrar o conteúdo em áreas como discurso de ódio, insultos, linguagem sexualizada e violência. Isso é um acréscimo aos filtros que removerão palavrões ou palavras bloqueadas específicas. O Guardrails é a única solução oferecida por um importante provedor de nuvem que permite que os clientes tenham proteções integradas e personalizadas em uma única oferta, e funciona com todos os grandes modelos de linguagem no Amazon Bedrock, bem como com modelos aperfeiçoados.

Dezenas de milhares de clientes já escolheram o Amazon Bedrock como base para sua estratégia de IA generativa, pois isso lhes dá acesso à mais ampla seleção de modelos linguísticos grandes (LLMs) originais e terceirizados e outros modelos fundacionais (FMs) das principais empresas de IA, incluindo AI21 Labs, Anthropic, Cohere, Meta, Mistral AI, Stability AI e Amazon, além dos principais recursos de facilidade de uso para criar e implantar rapidamente IA generativa aplicativos. Os modelos poderosos do Amazon Bedrock são oferecidos como um serviço totalmente gerenciado para que os clientes não precisem se preocupar com o provisionamento de instâncias de computação, garantindo implantação, escalabilidade e otimização contínua sem interrupções.

Comece a inovar com Amazon Bedrock.