A Amazon anunciou que está investindo em uma nova iniciativa chamada Aceleradora de Agrofloresta e Restauração por meio do Right Now Climate Fund. Em parceria com a The Nature Conservancy, o objetivo da Aceleradora é recuperar áreas degradadas para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais ao mesmo tempo em que remove carbono da atmosfera.

A iniciativa agroflorestal e de recuperação inicia suas atividades no estado do Pará, que abriga 9% das florestas tropicais do mundo. O Pará, que faz parte da floresta amazônica, está enfrentando níveis inéditos de desmatamento: o estado perdeu mais de 1.300 hectares de florestas por dia no último ano. A Amazon e a The Nature Conservancy estão trabalhando ao lado das comunidades locais não só para recuperar a floresta tropical nativa por meio da Aceleradora, mas também para oferecer uma fonte mais sustentável de renda para milhares de produtores do Pará.

Removendo carbono e liderando por meio da ciência

Segundo relatórios recentes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, as Soluções Baseadas na Natureza podem desempenhar um papel importantíssimo para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas, como um complemento a outras medidas para reduzir as emissões de carbono. A Amazon acredita que as soluções criadas com base na natureza, sejam elas de conservação, recuperação ou fortalecimento da gestão fundiária, são um complemento aos seus esforços para descarbonizar as próprias atividades da empresa.

Junto ao Coletivo Papo Reto, a Amazon levou jovens de 13 a 22 anos ao principal evento de entretenimento e literatura do país. Com a contribuição da Amazon, todos os 80 jovens tiveram a chance de adquirirem livros de seu interesse.

Essas soluções aumentam o armazenamento de carbono ou reduzem as emissões dos gases de efeito estufa nas florestas, pântanos, pradarias, fazendas e ecossistemas marinhos. Elas também podem gerar outros benefícios, como a conservação de habitats da vida selvagem, a proteção da biodiversidade, a melhoria da qualidade da água e a redução do risco de enchentes. Todos esses benefícios também ajudam a melhorar o bem-estar das comunidades locais.

Como parte de seu compromisso The Climate Pledge, a prioridade da Amazon é continuar inovando e investindo na descarbonização de seus negócios. Além de ter comprado cem mil veículos elétricos para sua rede logística de entregas nos Estados Unidos, a Amazon é a empresa que mais consome energia renovável no mundo. No Brasil, em parceria com a startup To Do Green, operamos a entrega de milha final com 100% de frota elétrica em 3 municípios paulistas, que servem como piloto para avaliar formas de escalar o uso de veículos emissão zero. Quanto à energia, em 2025 operaremos no Brasil com 100% de energia renovável.

A Amazon também está investindo em Soluções Baseadas na Natureza para além de sua cadeia de valor por meio do Right Now Climate Fund, que apoia o Acelerador e outros projetos de remoção de carbono com abordagens fundamentadas na natureza.

Além disso, por meio da Coalizão LEAF, uma iniciativa público-privada recentemente anunciada, criada para mobilizar pelo menos 1 bilhão de dólares a fim de proteger as florestas tropicais do planeta, a Amazon e outras parceiras estão atuando para controlar o desmatamento tropical e reduzir a quantidade de carbono liberado na atmosfera.

Apoio aos produtores locais e recuperação das florestas

Nosso time trabalha lado a lado com a The Nature Conservancy e outras organizações da sociedade civil no Acelerador, ajudando pequenos produtores a recuperarem pastos degradados pela pecuária extensiva, garantindo que voltem a ser floresta nativa ou através de iniciativas agroflorestais.

O Acelerador também oferece aos produtores uma renda sustentável por meio do comércio de cacau e de outros cultivos. Ele ajudará 3 mil produtores e recuperará cerca de 20 mil hectares – uma área aproximada a da cidade de Seattle, nos Estados Unidos – em até 3 anos. A iniciativa visa remover até 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera até 2050, o que equivale a um ano das emissões advindas de 2 milhões de carros em circulação.

Uma pilha de cacaus, amarelos, verdes e laranjas, sobre folhas marrons e verdes
Um cacau amarelo sendo cortado por um facão. Ao fundo, cacaus verdes, amarelos e laranjas. É possível ver as mãos e uma das pernas de quem corta o cacau
Em destaque, um cacau amarelo sendo descascado. O interior do cacau é branco e, no fundo, há mais cacaus
Um homem despeja, de dentro de um balde branco, grãos de cacau ainda crus em um recipiente de metal. Ele está de chapéu
Duas mãos, em close, seguram grãos de cacau, já torrados. O fundo está desfocado

O projeto faz parte dos esforços da Amazon na Coalizão LEAF, iniciativa global lançada em 2021.

O Acelerador ainda testará formas inovadoras de apoiar os agricultores e fomentará mercados para commodities florestais sustentáveis, incluindo a implementação de novas metodologias e tecnologias de satélite para a quantificação e o monitoramento da captura e remoção de carbono. O objetivo do Acelerador é desenvolver soluções que possam escalar rapidamente os investimentos iniciais a milhões de hectares de pastos degradados com potencial de reflorestamento e cultivo agroflorestal, o que pode melhorar a vida das comunidades locais agora e para as próximas gerações.

Saiba mais sobre esse programa e sobre sustentabilidade na Amazon.