Uma história que combina ciência, propósito e empreendedorismo feminino negro, mostra como a dor pode se transformar em oportunidade de impactar positivamente a vida de outras pessoas. Thamires Santos, fundadora de Eboni, nos conta sua trajetória com sua empresa de cosméticos naturais e atóxicos que vem conquistando o mercado brasileiro, e seus planos de internacionalização através da Amazon.
Como surgiu a ideia da Eboni e qual foi o momento em que você decidiu apostar em cosméticos naturais e não tóxicos como seu diferencial no mercado?
Thamires: Minha ideia de empreender com a Eboni surgiu de um momento delicado da vida da minha mãe. Ela teve uma doença inflamatória no útero e precisou mudar vários hábitos, inclusive os produtos que usava no corpo. Com isso, como já era formada em Biotecnologia, tive a ideia de fazer eu mesma nossos cosméticos, de uma forma mais natural e não tóxica, para que minha família inteira pudesse usar. A partir daí, compartilhei com algumas amigas esse novo hobby e percebi que elas não tinham o acesso e nem o conhecimento sobre os cosméticos naturais. Foi aí que percebi que havia uma lacuna no mercado e decidi concretizar essa ideia em meu empreendimento.
Sua jornada como seller na Amazon começou quando? Como foi o processo de decisão e quais foram os primeiros desafios que você enfrentou?
Thamires: Minha história com a Amazon começou quando eu me inscrevi no programa Decola Garota da Rede Mulher Empreendedora de 2023, onde tive a oportunidade de conhecer o processo para me tornar vendedora na Amazon. Até então, eu achava que era muito complexo, mas com a ajuda do programa, percebi que era simples e isso foi muito animador. Os primeiros desafios nesse início foram entender como poderia ser encontrada pelas pessoas que compram na Amazon e como poderia me destacar e ser vista. E durante o programa, e com pesquisas extras, consegui entender melhor como poderia superar esse desafio.
O programa Decola Garota foi um marco importante para seu negócio, então. Quais foram as principais transformações que você experimentou após participar dessa iniciativa?
Thamires: Após participar do programa, recebi muitas oportunidades importantes. Além de ter sido uma das selecionadas para receber o prêmio de pitch concedido pelo programa, tive a chance de estar em duas campanhas de marketing da Amazon e viajar para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, com outros afro-empreendedores por conta da visibilidade que recebi com a Amazon e outras parcerias. Também participei de uma palestra para colaboradoras da Amazon, em comemoração ao Dia das Mulheres. Foram muitas oportunidades que recebi e reconheço que o Programa Decola Garota teve grande influência nisso.
Como empreendedora negra no setor de cosméticos, quais são os principais aprendizados que você gostaria de compartilhar com outras mulheres que estão começando?
Thamires: Um dos principais aprendizados que tive durante esses anos como empreendedora negra nesse ramo foi sobre sempre me espelhar e buscar inspiração em mulheres com os mesmos princípios e vivências que os meus. Ser mulher negra e empreendedora é muito desafiador quando não se tem referência nem recursos para ter sucesso, por isso, é tão importante se ajuntar com mulheres e coletivos que possam te apoiar em vários aspectos na sua jornada.
De que forma o programa Jornada Delas complementou sua trajetória? Quais ferramentas e conhecimentos foram mais valiosos para expandir seu negócio?
Thamires: Entrei no programa Jornada Delas com objetivo de ampliar minha visão sobre meu negócio, e foi o que aconteceu. Tive a oportunidade de participar de workshops, palestras e interações muito valiosas que expandiram minhas ferramentas para aplicar na Eboni. Um exemplo foi sobre o workshop de Pitch Deck, onde pude compreender melhor sobre o que realmente é necessário nessa etapa importante para o crescimento da minha empresa.
Olhando para o futuro, quais são seus próximos passos com a Eboni? Como você vê o papel da Amazon nessa expansão?
Thamires: Para o futuro da Eboni, desejamos expandir nossa linha de produtos e conquistar ainda mais espaço no mercado brasileiro. Também estamos estudando nossa presença nos Estados Unidos e, para isso, contamos com a Amazon nesse processo de internacionalização.
Pergunta bônus: Como você equilibra o compromisso com produtos naturais e não tóxicos com os desafios de escala e crescimento do negócio?
Thamires: Produzir cosméticos naturais e não tóxicos no Brasil tem muitos desafios, um deles é obter matérias primas de qualidade e com valor justo para nossas produções. Isso impacta diretamente em nossa escala, uma vez que somos uma empresa que preza pela produção sustentável e consciente. Com isso, precisamos sempre analisar quais produtos conseguimos lançar para que tenhamos lucro ao mesmo tempo que mantemos nossos princípios.
