Anunciamos mais um marco em nossa jornada no Brasil: acabamos de inaugurar nossa primeira Estação de Entrega própria com tecnologia Amazon em Manaus, Amazonas. Esta nova unidade se une à nossa robusta rede logística, que já conta com mais de 200 polos espalhados por todos os estados brasileiros. Nossas Estações de Entrega são fundamentais para a etapa final do processo logístico: é aqui que recebemos os pacotes vindos dos Centros de Distribuição, realizamos a separação por rotas e garantimos entregas rápidas e convenientes para nossos clientes, não importa onde eles estejam no país.

Esta iniciativa faz parte da estratégia de expansão da empresa no Norte do país, com foco em aprimorar a logística, gerar oportunidades locais e apoiar o crescimento de empreendedores que realizam entregas de pacotes pelo programa de Delivery Service Partner (DSP).

O investimento da Amazon Brasil no Amazonas já ultrapassa R$15,2 milhões. Atualmente, são cinco polos logísticos operados por parceiros nas cidades de Manaus, Parintins, Manacapuru e Itacoatiara. Com a nova operação, reforçamos a eficiência logística na região região, reduzindo prazos de entregas para o estado do Amazonas. Clientes em Manaus agora recebem seus pedidos em até dois dias. Já em Parintins, onde a espera podia chegar a 18 dias, o prazo foi reduzido para apenas cinco dias. Desde o lançamento das operações de varejo em 2019, a Amazon Brasil tem crescido exponencialmente.

Para comunidades ribeirinhas, que antes tinham dificuldades no recebimento de produtos devido à sua localização, a Amazon desenvolveu soluções logísticas adaptadas, utilizando inteligência artificial e parceiros locais para viabilizar entregas para as necessidades regionais. Além de acelerar o acesso a produtos, a companhia busca contribuir para o desenvolvimento da região, através de empregos, tecnologias e projetos sociais, como a instalação realizada de um poço artesiano na comunidade do Lago do Catalão, localizado no município de Iranduba (AM) ampliando o acesso à água potável aos moradores. O avanço logístico da Amazon no Brasil também é impulsionado por parcerias aéreas que já permitem entregas mais rápidas em 11 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste — incluindo a cidade de Manaus, onde os pedidos chegam em dois dias.

Além de acelerar o acesso a produtos, a companhia busca contribuir para o desenvolvimento da região, através de empregos, tecnologias e projetos sociais, como a instalação realizada de um poço artesiano na comunidade do Lago do Catalão, localizado no município de Iranduba (AM) ampliando o acesso à água potável aos moradores.

Mantendo nosso compromisso com inclusão social e geração de oportunidades, a Amazon Brasil engaja a consultoria de Recursos Humanos Adecco para contratação de pessoas via ONGs locais. A ideia é que os talentos locais sejam desenvolvidos e incentivar a contratação de um perfil diversificado de pessoas, o que inclui diferentes faixas etárias, etnias e experiências profissionais, ampliando o impacto positivo da expansão logística na região.

Compromisso ambiental e eficiência logística

Combinando inovação, investimento e apoio ao desenvolvimento econômico local, a chegada da estação de entrega Amazon em Manaus reforça o compromisso da empresa com um crescimento sustentável no Brasil e com a oferta de maior conveniência aos consumidores.

Enquanto expandimos nossas operações no Brasil, mantemos um foco constante na melhoria da eficiência energética, na descarbonização de sua rede de transporte, na minimização de resíduos, na conservação de água e na otimização de embalagens de produtos. Uma abordagem corporativa que ajuda a alcançar metas ambientais enquanto gera um crescimento responsável.

A abordagem integrada da Amazon à sustentabilidade, combinada com a inovação em IA, abrange múltiplas iniciativas e soluções para clientes, fornecedores e parceiros. A empresa utiliza tecnologia de IA em várias práticas, desde a otimização de recomendações de tamanho para reduzir devoluções de pedidos, identificação de ineficiências energéticas em tempo real nas instalações, detecção de vazamentos de água por meio de sistemas de monitoramento inteligente, até a determinação de quando os produtos podem ser enviados em sua embalagem original. A Amazon usa tecnologia de IA para enviar 8% dos produtos no Brasil sem embalagem adicional. Desde 2015, as iniciativas de redução de embalagens da Amazon ajudaram a evitar 4,2 milhões de toneladas métricas de materiais de embalagem globalmente. A IA também ajuda a planejar rotas de entrega mais eficientes, reduzindo as emissões de carbono de escapamentos de veículos de transporte.

Sobre a Amazon
A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empresa empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon (Logística da Amazon), Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das ações pioneiras da Amazon. Para mais informações, acesse About Amazon BR ou entre em contato pelo e-mail da assessoria de imprensa: amazonBR@jeffreygroup.com.