Mais um passo importante em direção à sustentabilidade hídrica no Brasil. Com os dois projetos inovadores milhões de litros de água serão restaurados por ano para as comunidades da região. Em um momento em que a maior metrópole da América Latina enfrenta desafios crescentes relacionados à segurança hídrica, essas iniciativas chegam como uma resposta concreta as questões de escassez de água.
O primeiro projeto, realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, prevê a restauração de 44 hectares de floresta nas Bacias dos Rios PCJ e Sorocaba com o plantio de 110.000 árvores nativas. Essas árvores funcionarão como verdadeiras guardiãs dos recursos hídricos, ajudando a melhorar a recarga de águas subterrâneas, combater a erosão e aprimorar a qualidade da água em regiões que mais precisam.
O impacto esperado é significativo: 144 milhões de litros de água reabastecidos anualmente.
Mas não paramos por aí, com o segundo projeto trazendo uma solução de alta tecnologia para um questão crrítica: os vazamentos na rede de distribuição de água. Em parceria com a SABESP e utilizando tecnologia da Aganova, será implementado um sistema de detecção de vazamentos baseado em IA, desenvolvido na nuvem AWS. A tecnologia ajuda a identificar com precisão onde a água está sendo perdida, permitindo reparos mais eficientes e evitando o desperdício de cerca de 210 milhões de litros de água por ano.
Vale destacar que estes projetos em São Paulo são parte de um compromisso global mais amplo da Amazon com a gestão responsável da água. Possuímos mais de 30 projetos de reabastecimento de água ao redor do mundo, que juntos deverão devolver mais de 15 bilhões de litros de água anualmente aos ecossistemas – o que equivale a 6.000 piscinas olímpicas!
Estas iniciativas demonstram como a colaboração entre setor privado, poder público e organizações da sociedade civil pode trazer soluções efetivas para desafios ambientais urgentes. Em um cenário onde as mudanças climáticas e o crescimento urbano pressionam cada vez mais nossos recursos hídricos, projetos como estes são fundamentais para garantir um futuro com água limpa e abundante para todos. Além dos esforços e investimentos no país, em nossa operação no Brasil, adotamos diversas medidas de conservação de água, como por exemplo dois de nossos Data centers já utilizando água da chuva como fonte sustentável, contribuindo para que mais água potável fique disponível para as comunidades.