Apresentamos 15 fotos e um vídeo da primeira missão em grande escala do Projeto Kuiper ao espaço, incluindo as fases de pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento inicial da missão.
No dia 28 de abril, a United Launch Alliance (ULA) lançou os primeiros 27 satélites Kuiper ao espaço, marcando o início da implantação em larga escala de nossa rede de satélites em órbita baixa da Terra. O foguete Atlas V da ULA decolou às 19h01 (horário de Brasília) do Complexo de Lançamento Espacial-41, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, Flórida, e concluiu o lançamento de todos os 27 satélites ao espaço 36 minutos depois, a uma altitude de 450 quilômetros acima da Terra. Nossa equipe de controle da missão estabeleceu contato com todos os 27 satélites em 90 minutos após o lançamento, e continuamos a ter um início nominal da missão, com todos os sistemas e subsistemas a bordo operando conforme o planejado.
Preparando para o Lançamento
Nas semanas que antecederam a missão, a ULA preparou o foguete em sua Instalação de Integração Vertical em Cabo Canaveral. O processo começou com a chegada do propulsor principal que impulsiona o foguete.

Enquanto isso, estávamos preparando os satélites do Projeto Kuiper para a viagem ao espaço em nossa unidade dedicada de processamento de satélites no Centro Espacial Kennedy, adjacente a Cabo Canaveral. Esse processo envolveu o encapsulamento dos satélites — empilhados em três camadas de nove satélites cada — dentro da carenagem do foguete. A carenagem protege os satélites durante o lançamento até que estejam prontos para serem lançados ao espaço.

No final desse processo, abrimos as portas de nossa instalação de processamento de satélite e a ULA iniciou o lento processo de transportar a carenagem selada por vários quilômetros até sua Instalação de Integração Vertical, onde eles então içaram a carenagem até o lugar e a integraram no topo do foguete.

Três dias antes do lançamento, a ULA levou o foguete até a plataforma de lançamento para concluir os preparativos. No dia do lançamento, a ULA abasteceu o foguete e o submeteu às verificações finais para garantir que estava seguro para o voo. Nossa equipe também realizou uma revisão pré-lançamento para confirmar se nossos satélites ainda estavam em boas condições e prontos para o lançamento.

Decolagem da missão KA-01
Às 19h01 (horário de Brasília), o Centro de Controle de Lançamento da ULA deu sinal verde para o lançamento, e o foguete Atlas V ligou seus motores e decolou da plataforma de lançamento.

Nossos 27 satélites constituíam a carga útil mais pesada já transportada por um foguete Atlas V. Para colocá-los na órbita correta, a ULA precisou usar sua configuração mais potente do foguete, com cinco propulsores de foguete sólidos acoplados. Os propulsores forneceram potência extra durante os primeiros minutos do lançamento.

Em segundos, o foguete saiu da plataforma e estava a caminho do espaço.

Perto dali, funcionários da Amazon e convidados assistiram ao lançamento a uma distância segura do teto do Centro de Operações Espaciais Avançadas da ULA. Durante os primeiros minutos do lançamento, pessoas em todo o leste dos Estados Unidos puderam avistar brevemente o foguete enquanto ele seguia seu caminho sobre o Oceano Atlântico ao longo da Costa Leste.

Para os funcionários de Kuiper, o lançamento foi uma oportunidade de ver os resultados do seu trabalho em primeira mão.


Ativando os satélites no espaço
Assim que a ULA concluiu a colocação dos satélites em órbita, nossa equipe de controladores de voo assumiu a missão em nosso Centro de Operações de Missão em Redmond, Washington.

A primeira tarefa deles foi guiar os satélites pelos processos iniciais de ativação e verificação de saúde. As primeiras horas da missão foram algumas das mais críticas, pois os satélites precisavam se separar do foguete com segurança, inicializar, entrar em contato com o centro de operações da missão, estabilizar seus movimentos, começar a gerar energia solar para recarregar suas baterias, testar seus sistemas de propulsão a bordo e executar diagnósticos.

Em todo o mundo, funcionários de Kuiper se reuniram para celebrar e apoiar a missão.

Foi um momento emocionante no Centro de Operações da Missão quando nossos últimos satélites se separaram do foguete e iniciamos a próxima fase da missão.

O lançamento do KA-01 foi o primeiro de mais de 80 lançamentos que o Projeto Kuiper garantiu para implantar nossa constelação inicial de satélites, e já estamos processando satélites para nossa próxima missão, o KA-02. Se você tem interesse em se juntar à equipe de Kuiper e apoiar nossa missão de levar banda larga rápida e confiável a clientes e comunidades em todo o mundo, explore nossas vagas. Para saber mais sobre o Projeto Kuiper, visite https://projectkuiper.amazon.com.
Descubra mais sobre o Projeto Kuiper.
Fotos do empilhamento e lançamento de foguetes são cortesia da United Launch Alliance.