Apresentamos 15 fotos e um vídeo da primeira missão em grande escala do Projeto Kuiper ao espaço, incluindo as fases de pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento inicial da missão.

No dia 28 de abril, a United Launch Alliance (ULA) lançou os primeiros 27 satélites Kuiper ao espaço, marcando o início da implantação em larga escala de nossa rede de satélites em órbita baixa da Terra. O foguete Atlas V da ULA decolou às 19h01 (horário de Brasília) do Complexo de Lançamento Espacial-41, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, Flórida, e concluiu o lançamento de todos os 27 satélites ao espaço 36 minutos depois, a uma altitude de 450 quilômetros acima da Terra. Nossa equipe de controle da missão estabeleceu contato com todos os 27 satélites em 90 minutos após o lançamento, e continuamos a ter um início nominal da missão, com todos os sistemas e subsistemas a bordo operando conforme o planejado.

Project Kuiper: First Production Satellite Launch

Preparando para o Lançamento

Nas semanas que antecederam a missão, a ULA preparou o foguete em sua Instalação de Integração Vertical em Cabo Canaveral. O processo começou com a chegada do propulsor principal que impulsiona o foguete.

Rocket booster on launch pad with workers observing

Enquanto isso, estávamos preparando os satélites do Projeto Kuiper para a viagem ao espaço em nossa unidade dedicada de processamento de satélites no Centro Espacial Kennedy, adjacente a Cabo Canaveral. Esse processo envolveu o encapsulamento dos satélites — empilhados em três camadas de nove satélites cada — dentro da carenagem do foguete. A carenagem protege os satélites durante o lançamento até que estejam prontos para serem lançados ao espaço.

Rocket body with Amazon branding in preparation facility with blue scaffolding and orange lift

No final desse processo, abrimos as portas de nossa instalação de processamento de satélite e a ULA iniciou o lento processo de transportar a carenagem selada por vários quilômetros até sua Instalação de Integração Vertical, onde eles então içaram a carenagem até o lugar e a integraram no topo do foguete.

Amazon rocket payload being prepared for launch in large hangar

Três dias antes do lançamento, a ULA levou o foguete até a plataforma de lançamento para concluir os preparativos. No dia do lançamento, a ULA abasteceu o foguete e o submeteu às verificações finais para garantir que estava seguro para o voo. Nossa equipe também realizou uma revisão pré-lançamento para confirmar se nossos satélites ainda estavam em boas condições e prontos para o lançamento.

Rocket launch flanked by ULA and Amazon branding

Decolagem da missão KA-01

Às 19h01 (horário de Brasília), o Centro de Controle de Lançamento da ULA deu sinal verde para o lançamento, e o foguete Atlas V ligou seus motores e decolou da plataforma de lançamento.

Project Kuiper rocket launching from pad with bright flames and smoke

Nossos 27 satélites constituíam a carga útil mais pesada já transportada por um foguete Atlas V. Para colocá-los na órbita correta, a ULA precisou usar sua configuração mais potente do foguete, com cinco propulsores de foguete sólidos acoplados. Os propulsores forneceram potência extra durante os primeiros minutos do lançamento.

Close-up of spacecraft thrusters firing, surrounded by billowing exhaust

Em segundos, o foguete saiu da plataforma e estava a caminho do espaço.

Project Kuiper rocket launching from pad, billowing white smoke against blue sky

Perto dali, funcionários da Amazon e convidados assistiram ao lançamento a uma distância segura do teto do Centro de Operações Espaciais Avançadas da ULA. Durante os primeiros minutos do lançamento, pessoas em todo o leste dos Estados Unidos puderam avistar brevemente o foguete enquanto ele seguia seu caminho sobre o Oceano Atlântico ao longo da Costa Leste.

Rocket launch trail with silhouetted spectators, juxtaposed with person's silhouette reaching skyward

Para os funcionários de Kuiper, o lançamento foi uma oportunidade de ver os resultados do seu trabalho em primeira mão.

Colleagues sharing a joyful moment against cloudy sky
Rocket launch viewed by silhouetted spectators

Ativando os satélites no espaço

Assim que a ULA concluiu a colocação dos satélites em órbita, nossa equipe de controladores de voo assumiu a missão em nosso Centro de Operações de Missão em Redmond, Washington.

Project Kuiper mission operations employee wearing headset at computer desk

A primeira tarefa deles foi guiar os satélites pelos processos iniciais de ativação e verificação de saúde. As primeiras horas da missão foram algumas das mais críticas, pois os satélites precisavam se separar do foguete com segurança, inicializar, entrar em contato com o centro de operações da missão, estabilizar seus movimentos, começar a gerar energia solar para recarregar suas baterias, testar seus sistemas de propulsão a bordo e executar diagnósticos.

Employees at desk for Project Kuiper Mission Operations Center

Em todo o mundo, funcionários de Kuiper se reuniram para celebrar e apoiar a missão.

Project Kuiper employees gather to celebrate the launch in bright, plant-filled interior space

Foi um momento emocionante no Centro de Operações da Missão quando nossos últimos satélites se separaram do foguete e iniciamos a próxima fase da missão.

Excited team celebrating success at computer workstations in Project Kuiper Mission Operations Center

O lançamento do KA-01 foi o primeiro de mais de 80 lançamentos que o Projeto Kuiper garantiu para implantar nossa constelação inicial de satélites, e já estamos processando satélites para nossa próxima missão, o KA-02. Se você tem interesse em se juntar à equipe de Kuiper e apoiar nossa missão de levar banda larga rápida e confiável a clientes e comunidades em todo o mundo, explore nossas vagas. Para saber mais sobre o Projeto Kuiper, visite https://projectkuiper.amazon.com.

Descubra mais sobre o Projeto Kuiper.

Fotos do empilhamento e lançamento de foguetes são cortesia da United Launch Alliance.