A Amazon entende que os dados pessoais são exatamente isso: pessoais. Nós sabemos que você se preocupa com a forma como suas informações são coletadas, usadas e compartilhadas para ter acesso às experiências da Amazon. Levamos a sério a privacidade dos seus dados e nos empenhamos todos os dias para ganhar sua confiança.

Usamos os dados dos nossos clientes de forma responsável para melhorar suas experiências com a Amazon, o que inclui desde personalizar as compras na loja online até possibilitar que Alexa reconheça diferentes sotaques e dialetos. Também podemos exibir itens inspirados nas compras que você já fez na Amazon, seja uma nova marca de roupas ou uma lista personalizada do Amazon Music.

Em todos os produtos e serviços da Amazon, a forma ética como lidamos com a privacidade começa com três prioridades: transparência, controle para os clientes e segurança.

Transparência

Sempre nos esforçamos para deixar claro como a Amazon está coletando, usando ou compartilhando seus dados pessoais. É por isso que não só incluímos privacidade diretamente nos nossos produtos e serviços, mas também fazemos com que seja fácil e intuitivo os clientes aprenderem sobre como a Amazon coleta, usa e compartilha seus dados.

Na verdade, a Amazon foi uma das primeiras varejistas a permitir que seus clientes visualizassem o próprio histórico de compras e navegação em uma área chamada "Sua conta" e gerenciassem quais itens poderiam ser usados para a recomendação de produtos. Também é possível verificar facilmente todos os seus endereços de entrega, compras de conteúdos digitais e informações de dispositivos, assim como gerenciar seus métodos de pagamento direto da área "Sua Conta".

Sabemos que muitos clientes que gostam dos nossos produtos e serviços querem entender mais sobre como funciona a tecnologia por trás deles. Para os clientes de dispositivos habilitados para Alexa, a Central de Privacidade de Alexa é um recurso disponível no mundo todo com informações sobre como os dispositivos Alexa e Echo funcionam. Essa central oferece aos clientes uma maneira fácil de acessar as configurações de privacidade mais importantes de Alexa em um único local. Os clientes também podem descobrir mais sobre privacidade e a experiência com Alexa fazendo perguntas como "Alexa, o que é uma palavra de ativação?" ou "Alexa, quais são minhas configurações de privacidade?". Regularmente enviamos e-mails aos clientes destacando informações importantes sobre privacidade e falando de novas ferramentas e recursos - mais uma maneira de oferecer transparência na experiência com Alexa. As páginas de privacidade do Fire TV e do Kindle trazem mais detalhes de como priorizamos a privacidade dos clientes que têm esses dispositivos.

Nossa Política de Privacidade descreve em termos simples como a Amazon e suas afiliadas coletam, usam e compartilham os dados pessoais dos seus clientes por meio dos sites, dispositivos, produtos e serviços da Amazon, assim como pelas lojas virtuais e físicas. Também é possível solicitar uma cópia dos dados que a Amazon coleta em seus diversos produtos e serviços enviando uma solicitação.

Controle para os clientes

Além da transparência, sabemos que os clientes querem decidir como seus dados pessoais serão usados. É por isso que facilitamos a escolha das opções de privacidade que fazem mais sentido para você e sua família.

Por exemplo: na configuração padrão, os dispositivos habilitados para Alexa foram projetados para detectar apenas a palavra de ativação escolhida por você (como "Alexa", "Amazon" ou "Echo"). Nesse caso, o dispositivo detecta a palavra de ativação identificando padrões acústicos que correspondam à essa palavra e é só a partir desse momento que o dispositivo começa a transmitir o áudio para a nuvem segura da Amazon. Quando um cliente desativa o botão do microfone na parte superior de cada dispositivo Echo (o que é indicado pela luz vermelha de LED), o microfone não recebe energia e não coleta os dados de voz. A maioria dos dispositivos Echo Show ainda inclui a opção de bloquear a câmera com seu fechamento físico.

Também é possível acessar as Configurações de Privacidade de Alexa para revisar e excluir seu histórico de voz, definir por quanto tempo as gravações de voz devem ser armazenadas e decidir se essas gravações poderão ser usadas para desenvolver novos recursos ou revisadas manualmente para melhorar nossos serviços. Para excluir suas gravações de voz, basta falar "Alexa, exclua o que acabei de dizer" ou "Alexa, exclua tudo o que eu disse hoje".

Os clientes da Amazon ainda controlam os tipos de anúncios que veem. Os serviços de publicidade da Amazon foram criados para proteger a privacidade dos usuários e nós usamos apenas informações que não levem à identificação direta das pessoas para veicular anúncios de produtos e serviços que achamos ser do seu interesse. Receber anúncios com base nos seus interesses sempre será opcional e você poderá ajustar suas preferências na página Preferências de Anúncios da Amazon. Se optar por não participar, talvez você ainda veja anúncios, mas não será com base nos seus interesses.

Segurança

Por fim, para manter a privacidade dos seus dados, é necessário concentrar-se na segurança das informações. A Amazon projeta todos os seus produtos, serviços e sistemas pensando na privacidade e na segurança, além de contratar milhares de profissionais cuja única missão é garantir a integridade e segurança dos dados dos nossos clientes. Temos proteções físicas, eletrônicas e processuais relacionadas à coleta, compartilhamento e armazenamento de dados dos clientes, e nossos dispositivos contêm recursos de segurança que protegem contra acessos não autorizados e perdas de dados. Também usamos protocolos e softwares robustos de criptografia para proteger a segurança dos seus dados pessoais durante a transmissão.

Os produtos e serviços da Amazon também contam com os recursos básicos de privacidade e segurança da Amazon Web Services (AWS), um dos ambientes de computação em nuvem mais seguros da atualidade. Nossa infraestrutura de base foi projetada para atender aos requisitos de segurança de exércitos, bancos globais e outras organizações de alta sensibilidade, e inclui medidas técnicas e físicas sofisticadas para impedir acessos não autorizados. A Amazon também conta com uma equipe de especialistas em segurança de alto nível que monitora nossa infraestrutura 24 horas por dia para proteger nossos clientes. Saiba mais sobre AWS e privacidade.

Além dos nossos próprios processos e procedimentos internos de segurança, ensinamos aos nossos clientes como eles podem ajudar a manter as informações de suas contas privadas por meio de etapas simples, como criar senhas fortes e exclusivas, ou usar a autenticação multifatorial.

Cuidar de nossos clientes significa que também cuidamos da privacidade dos seus dados. Ficamos felizes ao ver que os clientes que usam nossos produtos e serviços todos os dias confiam que coletaremos, usaremos e armazenaremos seus dados pessoais de forma cuidadosa e responsável. Continuaremos desenvolvendo recursos de privacidade e segurança para todos os nossos produtos e serviços, e esperamos compartilhar mais sobre as pessoas, processos e tecnologias que possibilitam ganharmos e mantermos a confiança de clientes do mundo inteiro.