Na Amazon, queremos garantir que os consumidores comprem de forma totalmente segura, evitando fraudes, como tentativas de falsificação de identidade que tentam enganar os consumidores. Esses tipos de golpes ocorrem quando um cibercriminoso finge ser uma empresa confiável e entra em contato com o consumidor para tentar acessar seus dados pessoais, número do documento de identidade, informações bancárias ou detalhes da conta da Amazon. De todos os golpes de falsificação de identidade da Amazon relatados por nossos clientes globalmente em 2023, mais de dois terços estavam relacionados a problemas com pedidos ou contas, e ambos os tipos foram relatados em mais de 20 países. Essa prática fraudulenta se refere a uma compra que o consumidor não fez, na qual o golpista pede que o cliente confirme a compra com urgência. Tentar cancelar uma compra falsa por meio de um link (ou ligando para um serviço de atendimento ao cliente inexistente) ocorre quando os fraudadores tentam roubar dados pessoais ou informações bancárias dos clientes. Na Amazon, investimos recursos significativos para proteger nossos clientes contra esse tipo de fraude.
“Os fraudadores que tentam se passar por marcas representam um risco para os consumidores. Mesmo que esses tipos de golpes ocorram fora de nossa loja, continuaremos investindo e dedicando recursos para proteger e informar os consumidores para que eles possam evitar esses tipos de golpes.”
Primeiro, queremos garantir que o consumidor tenha certeza de que a comunicação que recebeu realmente vem da Amazon. Para isso, implementamos uma tecnologia avançada de verificação de e-mail. Dessa forma, facilitamos aos clientes a identificação de possíveis tentativas de phishing e dificultamos que os fraudadores realizem suas ações fraudulentas. Clientes que usam o Gmail, o Yahoo! e outros serviços de e-mail usados com frequência podem identificar que um e-mail realmente vem da Amazon ao ver nosso logotipo com o sorriso característico na imagem do remetente, quando ele recebe e-mails da Amazon em suas caixas de entrada. Nossas páginas de ajuda também fornecem recursos e informações para descobrir se um e-mail, telefonema, mensagem de texto ou site pertence à Amazon.
Em segundo lugar, continuamos trabalhando para responsabilizar os infratores por suas ações. Em 2023, a Amazon começou a remover mais de 40 mil sites de phishing e 10 mil números de telefone que se faziam passar pela Amazon. Podemos eliminar números de telefone fraudulentos e sites de phishing usados no mesmo dia em apenas algumas horas. Além disso, observamos uma diminuição de mais de 15% nos clientes que foram vítimas de golpes. Mesmo assim, ninguém está imune a golpes, nem deve se sentir envergonhado ao ser alvo de golpistas. Na verdade, como esses golpes ocorrem fora de nossa loja e de nossos canais de comunicação (que são protegidos por fortes controles proativos), quanto mais consumidores denunciam fraudes, mais podemos melhorar nossas ferramentas para identificar fraudadores e garantir que aqueles que cometem esses tipos de golpes assumam a responsabilidade por suas ações.
Por fim, oferecemos informações aos consumidores sobre como evitar fraudes. Embora os infratores continuem se esforçando para evitar controles rigorosos, há várias etapas e dicas que os consumidores podem seguir para evitar serem enganados por fraudes de falsificação de identidade. Essas etapas são:
- Confie nos canais de comunicação da Amazon: Sempre visite o aplicativo ou a Amazon.com.br quando quiser entrar em contato com o atendimento ao cliente, a equipe de suporte técnico ou alterar sua conta.
- Cuidado com as falsas urgências: Os golpistas sempre tentam convencer suas vítimas em potencial de que precisam agir imediatamente.
- Nunca pague ou forneça informações pessoais pelo telefone: A Amazon nunca solicitará que você forneça informações sobre sua forma de pagamento por telefone. Não responda a nenhuma oferta on-line ou por telefone se não tiver certeza de sua confiabilidade e não envie dinheiro para um vendedor que alega que a Amazon garantirá a transação, reembolsarão seu dinheiro se você não estiver satisfeito com a compra ou reterão seus fundos por qualquer motivo. E lembre-se de que a Amazon nunca pedirá que você compre vales-presente para comprar qualquer produto ou serviço ou baixar ou instalar software para entrar em contato com a empresa.
- Sempre verifique os links e e-mails: Para ver se há erros de ortografia ou caracteres repetidos. Além disso, os sites legítimos da Amazon no Brasil contêm o final “amazon.com.br”. Saiba mais sobre como identificar se um e-mail, ligação, mensagem de texto ou página de internet é da Amazon aqui.
- Desconfie de e-mails suspeitos: Não responda a e-mails que solicitem informações sobre sua conta, como endereço de e-mail e senha. A Amazon nunca solicitará suas informações pessoais. Lembre-se de que você sempre pode visitar a Caixa de Mensagens em sua conta da Amazon para ver as mensagens legítimas enviadas a você pela empresa. E, em caso de dúvida, não faça nada e denuncie qualquer comunicação suspeita por e-mail à Amazon, seguindo algumas etapas simples.
Essas dicas nos fornecem informações muito valiosas sobre como identificar os infratores e tomar as medidas apropriadas para interromper suas atividades e evitar fraudes antes que elas ocorram.
Proteja-se de golpes que usam o programa Prime como um gancho
Os golpes que usam o programa Prime como um gancho consistem em e-mails, ligações e mensagens de texto inesperados de pessoas que se fazem passar por funcionários da empresa ou diretamente da Amazon. Eles geralmente mencionam uma cobrança não autorizada pelo serviço Prime ou enviam avisos de expiração das assinaturas. Eles solicitam que você verifique sua conta e, para isso, você deve fornecer suas informações pessoais ou de pagamento. Para evitar isso, siga estas dicas:
1. Fique atento a mensagens inesperadas
Os fraudadores podem enviar anexos falsos por e-mail ou podem dizer que cobrarão uma taxa significativa e inesperada.
2. Visite o serviço de mensagens, que mostra um registro de comunicações autênticas enviadas pela Amazon
Para verificar o status de qualquer uma de suas assinaturas ou serviços Prime, ou para autorizar pagamentos ou fazer alterações em sua conta ou informações de cobrança, entre na sua conta da Amazon e vá até a seção “Minha conta”. O Atendimento ao Cliente da Amazon está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudá-lo com qualquer dúvida que você possa ter.
3. Se você receber qualquer comunicação suspeita (chamada, mensagem de texto ou e-mail) que considere não ter vindo da Amazon, denuncie
Ao Denunciar algo Suspeito, você nos alerta de que investigar o que aconteceu e tomar as medidas apropriadas.
Você está sempre protegido ao fazer compras na Amazon
Na Amazon, temos uma equipe de mais de 12 mil profissionais em todo o mundo, incluindo cientistas de dados, desenvolvedores de software e pesquisadores experientes, dedicados a proteger nossa loja e nossos clientes contra fraudes e outras formas de abuso. É por isso que sempre recomendamos usar o site ou o aplicativo da Amazon (Amazon Shopping) para pesquisar ofertas, fazer uma compra ou revisar seu histórico de compras. Além disso, na Amazon, oferecemos a Garantia de A a Z que protege os clientes quando compram produtos vendidos por um parceiro com os mesmos níveis de proteção dos produtos vendidos pela Amazon.
Temos o compromisso de proteger nossos clientes contra fraudadores que tentam se passar por nossa marca e por marcas de terceiros e, assim, aproveitar a confiança que os clientes depositam em nós. Temos tolerância zero com esses fraudadores que geralmente fingem agir em nome da Amazon para cometer seus golpes, e continuaremos os responsabilizando por suas ações. Além disso, seguiremos trabalhando para fornecer aos clientes informações e ferramentas para que eles possam tomar todas as precauções necessárias e se proteger de fraudes ao fazer suas compras.
Para obter mais informações, visite Segurança e privacidade na página de suporte ao cliente da Amazon.