Queremos ajudar nossos clientes a evitarem fraudes de falsidade ideológica. Esse tipo de situação acontece quando um golpista finge ser de uma empresa de confiança e entra em contato com você tentando conseguir acesso a informações confidenciais, como seu CPF, os dados da sua conta bancária ou os detalhes da sua conta da Amazon.

Em 2022, com base nos casos reportados pelos nossos clientes, descobrimos que as confirmações de pedidos falsos foram responsáveis por mais de 50% dos golpes de falsidade ideológica envolvendo a Amazon. Essas comunicações não solicitadas em geral se referem a uma compra (que você não fez) e pedem que você confirme a compra com urgência. Ao tentar cancelar o pedido falso clicando em um link ou ligando para um suposto número de "atendimento ao cliente", os golpistas tentam roubar seus dados pessoais ou bancários. Nós investimos bastante para proteger nossos clientes e lojas desses golpistas.

Está pensando em se tornar membro do Amazon Prime? Ou já é nosso cliente há um tempo? Pois fique de olho nessas dicas que vão fazer sua assinatura valer ainda mais a pena!

"Ao tentarem se passar pela Amazon, esses golpistas colocam os clientes em risco", explica Dharmesh Mehta, vice-presidente de Serviços para os Parceiros Comerciais da Amazon. "Embora esses golpes ocorram fora da nossa loja, continuaremos investindo na proteção dos nossos clientes e na informação para o público sobre como evitá-los."

Em primeiro lugar, queremos que você saiba que está realmente falando conosco quando interagir com a Amazon. No início desse ano, implementamos uma tecnologia inovadora de validação de e-mail em mais de 20 países, para que os clientes tenham mais facilidade em identificar e-mails de phishing e para dificultar a vida dos golpistas. Os clientes que usam Gmail, Yahoo! e outros provedores do tipo podem ter certeza de que um e-mail foi enviado por nós porque verão o ícone de sorriso da Amazon em sua caixa de entrada. Também disponibilizamos materiais sobre como saber se um e-mail, telefonema, mensagem de texto ou site realmente é da Amazon.

Em segundo lugar, continuamos tomando medidas para responsabilizar esses malfeitores. Até o momento, eliminamos mais de 20 mil sites de phishing e 10 mil números de telefone que estavam sendo usados em esquemas de falsidade ideológica. Ainda encaminhamos os dados de mais de cem golpistas do mundo inteiro para as autoridades locais e seguiremos apoiando esses esforços para garantir que os golpistas sejam responsabilizados por seus atos.

Em terceiro lugar, promovemos iniciativas para ajudar a ensinar os consumidores a evitarem esses golpes. Embora saibamos que os malfeitores continuarão tentando disfarçar suas intenções, existem ótimas dicas para evitar golpes de falsidade ideológica.

Proteja-se de golpes de falsidade ideológica com essas 4 dicas:

  1. Confira suas compras da Amazon. Se receber uma mensagem sobre a compra de um produto ou serviço, não responda a ela e nem clique em nenhum link. Em vez disso, entre na sua conta da Amazon e confira se essa transação realmente aparece no seu histórico de compras antes de qualquer ação.
  2. Confie no aplicativo e no site da Amazon. Não pediremos nenhum pagamento por telefone ou e-mail, apenas pelo nosso aplicativo móvel ou site. Nunca ligaremos para pedir que você faça um pagamento ou transferência bancária em outro site.
  3. Cuidado com a “falsa urgência”. Em geral, os golpistas tentam criar um senso de urgência para te convencer a fazer o que estão pedindo.
  4. Fale conosco. Se estiver na dúvida, melhor parar de conversar com o suspeito golpista e entrar em contato conosco diretamente pelo aplicativo ou site da Amazon. Não ligue para números enviados por mensagens de texto ou e-mails nem para números que tiver encontrado em buscas na internet. Lembre-se de que a Amazon não pedirá que você baixe ou instale nenhum software para falar com nosso atendimento ao cliente, nem solicitará pagamentos por nenhum canal de suporte.

Denuncie se achar algo suspeito.

Caso receba uma mensagem e ache que ela não veio da Amazon, faça uma denúncia imediatamente. Nossos clientes podem usar a ferramenta de autoatendimento da Amazon para denunciar algo suspeito. Se você não for um dos nossos clientes, poderá denunciar uma mensagem suspeita pelo e-mail stop-spoofing@amazon.com. Com essas denúncias, conseguimos informações para identificar os golpistas e tomarmos medidas contra eles, o que nos ajuda a impedir esses golpes antes que aconteçam.

Quando fizer uma compra na Amazon, conte com nossa proteção.

Junto ao Coletivo Papo Reto, a Amazon levou jovens de 13 a 22 anos ao principal evento de entretenimento e literatura do país. Com a contribuição da Amazon, todos os 80 jovens tiveram a chance de adquirirem livros de seu interesse.

Nós temos uma equipe de mais de 15 mil pessoas do mundo inteiro, incluindo especialistas em machine learning, desenvolvedores de software e investigadores especializados que se dedicam a proteger nossa loja e nossos clientes de fraudes e outras formas de abuso. Sempre use o site e o aplicativo oficiais da Amazon ao procurar ofertas, fazer compras e conferir seu histórico de pedidos. Também garantimos todos os produtos da nossa loja, sejam eles vendidos pela Amazon ou por vendedores parceiros, com a Garantia de A a Z. Essa proteção é válida para os produtos adquiridos nas nossas lojas do mundo inteiro. No caso improvável de nossos clientes terem problemas com atrasos de entrega ou com a sua compra, nós ofereceremos um reembolso ou uma substituição do item se o caso estiver de acordo com as nossas políticas.

Temos o compromisso de proteger nossos clientes de golpistas que tentam se passar pela Amazon para tirar vantagem da confiança dos nossos usuários. Não toleramos esses golpistas que fingem ser a Amazon para cometerem fraudes. Seguiremos investigando esses malfeitores para responsabilizá-los por seus atos. Também continuaremos trabalhando com organizações confiáveis para capacitarmos nosso clientes sobre as ferramentas úteis que os protegem.