Dois de Julho, Independência da Bahia: o governador desfila enquanto certas partes da capital passam o dia sem água. As pessoas vão às ruas de Salvador para viverem seus destinos nessa cidade que tem cor. Preta como seu povo, azul como seu mar, vermelha como pode se tornar quando o sangue de seus habitantes derrama sobre o asfalto. Transparente como a pergunta que se anuncia: Desabastecida de tanto, haverá água suficiente na cidade para lavar essas manchas?

Durante o evento no Cineclube Cortina, em São Paulo, no dia 17 de novembro, o livro "Via Pública"de Tiago Costa, recebeu o primeiro Prêmio Kindle Vozes Negras do Kindle Direct publishing (KDP). reunindo algumas das vozes mais importantes da literatura negra brasileira. Nossa banca de jurados, composta por Bianca Santana, Luciany Aparecida e Ale Santos, três potências da literatura nacional, escolheu uma obra que vai muito além da narrativa –– é um retrato pungente de nossa sociedade.

Prêmio Kindle Vozes Negras1
São Paulo, 17 de novembro de 2025. Entregao do Prêmio Kindle Vozes Negras, realizada no Cineclube Cortina, no centro da capital paulista. Foto: Mônica Andrade
Foto de © Mônica Andrade

"Via Pública" nos leva por uma jornada através de Salvador durante as comemorações do Dois de Julho, a Independência da Bahia. Com uma narrativa que entrelaça a falta d'água em certas regiões da cidade com o desfile do governador, o livro expõe contrastes sociais e raciais que ainda marcam profundamente nossa sociedade.

Como reconhecimento por seu trabalho excepcional, Tiago receberá R$ 35 mil em prêmios e adiantamento de royalties, além de ter sua obra publicada pela Companhia das Letras. Os finalistas - "Amiga com Piscina" de Daiana de Souza, "Borda Infinita" de Tássia Nascimento, "Febre Inocente" de J. Oliver Jr., e "Olhos Rubros de Sal" de Márcia Moura - também foram premiados e terão suas obras adaptadas para audiobook pela Audible Brasil.

"Todo mundo aspira alguma coisa: você estar numa editora grande, ser visível, ser lido. Nós cinco, os finalistas, temos um grupo e nós lemos os livros um do outro, porque, como eu disse para o pessoal, quando a maré sobe, o barco todo se levanta e isso significa que, quando você tem visibilidade, você quer levar todo mundo junto com você. E a ideia do livro é sobre isso: pela via coletiva, no sentido de que outras pessoas vivem junto com você. Eu estou muito honrado de concorrer com todos esses e muito honrado com o primeiro lugar", disse Costa.

Premio Kindle Vozes Negras-1564
São Paulo, 17 de novembro de 2025. Entregao do Prêmio Kindle Vozes Negras, realizada no Cineclube Cortina, no centro da capital paulista. Foto: Mônica Andrade
Foto de © Mônica Andrade

Este prêmio representa mais que um reconhecimento literário - é uma celebração da diversidade de vozes que formam nossa literatura. Através do Kindle Direct Publishing (KDP), nossa plataforma gratuita de autopublicação, estamos quebrando barreiras e democratizando o acesso à publicação, permitindo que mais histórias negras sejam contadas, compartilhadas e celebradas.

Em um momento em que discutimos representatividade e inclusão, iniciativas como o Prêmio Kindle Vozes Negras são fundamentais para amplificar vozes que por tanto tempo foram silenciadas. Cada história publicada é um passo em direção a um cenário literário mais diverso e representativo.

A literatura negra brasileira está mais viva e potente do que nunca, e estamos orgulhosos em fazer parte dessa transformação. Continue acompanhando nossas iniciativas e descubra mais vozes que estão revolucionando nossa literatura.