Na AWS, acredita-se que para ter liberdade de inovar, tudo precisa começar com segurança. No mundo digital atual, inovação e segurança não são conceitos opostos, mas parceiros inseparáveis. Para a AWS, essa relação é fundamental: toda inovação real se apoia em uma base sólida de segurança. Por isso, para oferecer o ambiente mais seguro possível — para startups e governos — a prioridade é conquistar e manter a confiança dos clientes.

Durante a palestra principal do AWS re:Inforce, principal evento de segurança da AWS, Amy Herzog, nova CISO da empresa, destacou um ponto central: não existe algoritmo que substitua a experiência humana na cibersegurança. Como maior provedor de nuvem do mundo, a AWS tem uma posição única para coletar e analisar informações valiosas que reforçam a proteção dos ambientes onde os clientes inovam todos os dias.

A escala dessa operação impressiona: só o serviço Identity and Access Management (IAM) processa cerca de 1,2 bilhão de solicitações de API por segundo, oferecendo uma visibilidade sem precedentes sobre padrões de acesso e possíveis ameaças.

Protegendo os clientes na nuvem

À medida que os desafios de segurança ficam mais complexos, a AWS segue comprometida em ajudar organizações a se anteciparem a novos riscos. Um exemplo prático é a obrigatoriedade de autenticação multifator (MFA) para todos os usuários raiz em 100% das contas AWS, de qualquer porte.

Esse reforço garante mais visibilidade sobre o nível de segurança, agiliza operações importantes e protege ambientes na nuvem de forma mais eficaz, com menos esforço.

Detecção de ameaças: é impossível proteger o que não se vê

O ditado “é impossível proteger o que não se vê” é ainda mais verdadeiro diante de ameaças cada vez mais dinâmicas.

Os ataques evoluem rápido: segundo dados do MadPot e Blackfoot, sistemas de monitoramento da AWS, cerca de 12,5% dos endereços IP usados em ataques mudam em menos de três minutos — mostrando como os invasores se adaptam rapidamente.

Para enfrentar desafios como esse, a AWS anunciou três novos serviços que ajudam os clientes a melhorar a postura de segurança e a continuar inovando:

AWS Security Hub: o centro de comando da segurança

O novo AWS Security Hub é um grande avanço na gestão centralizada da segurança. O serviço ajuda a identificar problemas críticos e a responder rapidamente para reduzir riscos, funcionando como um verdadeiro centro de controle.

O Security Hub conecta diferentes tipos de alertas e vulnerabilidades, permitindo que as equipes priorizem ameaças ativas com mais precisão. Ao reunir tudo em um único painel, elimina a necessidade de coletar informações manualmente de várias ferramentas.

Já está disponível em versão de prévia para todos os clientes AWS.

AWS Shield: proteção inteligente contra ameaças em evolução

O AWS Shield evoluiu e agora identifica de forma proativa erros de configuração na segurança de rede. O serviço cria automaticamente um mapa dos recursos de segurança, destacando vulnerabilidades comuns a ataques como injeções SQL e DDoS.

A interface renovada mostra um painel intuitivo que classifica os problemas por nível de gravidade e oferece passos claros para corrigi-los. Além disso, os clientes podem usar o Amazon Q — assistente de IA generativa da AWS — para receber orientações por conversa, facilitando a configuração.

Amazon GuardDuty: segurança reforçada para contêineres

No re:Inforce, a AWS também anunciou a expansão do Amazon GuardDuty Extended Threat Detection (XTD), que agora protege aplicações baseadas em contêineres no Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS).

O GuardDuty cruza sinais de segurança para identificar ataques sofisticados que poderiam passar despercebidos. Monitorando logs de auditoria do EKS, comportamento em tempo de execução e atividades na AWS, consegue detectar ataques complexos em várias etapas, poupando tempo da equipe e reduzindo falsos alarmes.

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Com mais recursos de segurança que incentivam a inovação e criam barreiras inteligentes, a AWS apoia as empresas para que cresçam com confiança, mantendo a proteção como prioridade.

Para saber mais sobre os anúncios da AWS durante o re:Inforce, visite: https://reinforce.awsevents.com/