Quando pensamos em carreiras em tecnologia, geralmente imaginamos um caminho linear: formação técnica, primeiro emprego como desenvolvedor e progressão dentro da área. Mas, na Amazon Brasil, as histórias são diferentes. Aqui, profissionais com as mais diversas experiências encontram oportunidades para transformar suas carreiras e fazer a diferença através da tecnologia. É o caso de Patrícia que, após anos trabalhando com operações e negócios, descobriu na Amazon o poder de impactar milhões de vidas através de soluções tecnológicas escaláveis.

Convidamos você a acompanhar a jornada de Patrícia Marchesini, líder que migrou de área e hoje impulsiona o crescimento do FBA (Fulfillment by Amazon) no país, mostrando como a cultura de inovação da empresa abre portas para trajetórias não convencionais.

Qual foi o momento decisivo em sua carreira que a levou a escolher trabalhar especificamente com tecnologia? O que te atrai na área?
Patricia: Minha aproximação com tecnologia foi bem orgânica. Quando estava trabalhando com Operações e área de Negócios, antes da Amazon, comecei a perceber que tecnologia era o caminho mais poderoso pra fazer diferença na vida dos clientes. O que mais me empolga é exatamente isso: poder impactar positivamente milhões de pessoas através de soluções tecnológicas que escalam.

Como foi sua jornada até chegar à área de tecnologia na Amazon?
Patricia: Minha história é mais diversa ou menos convencional: comecei na área de Operações num grande varejista brasileiro, depois migrei pra expansão e crescimento de negócios em empresas de tecnologia onde tive cada vez mais contato com times de tecnologia. Meu primeiro papel como Product Manager foi aqui na Amazon, onde já estou há mais de quatro anos, tendo crescido para posições de liderança de produto. Hoje meu time olha pra FBA expansion (expansão), fulfillment e transportes de forma mais ampla para Brasil. A transição para Product Manager foi uma transição super natural porque já estava procurando formas de aumentar meu impacto através da tecnologia. Essa bagagem diversa acabou sendo muito importante pra entender diferentes perspectivas do negócio.

Qual foi seu primeiro grande projeto de liderança?
Patricia: Um dos projetos mais significativos foi liderar a expansão do FBA (Fulfillment by Amazon) no Brasil. Entrei na Amazon quando o FBA estava apenas começando no país, com um centro de distribuição pequeno e elegibilidade limitada para vendedores parceiros. No meu primeiro ano, construí o plano estratégico de três anos pra expansão do serviço - que inclusive ainda guia muito do que fazemos hoje, com vários aprendizados no caminho. Implementamos o serviço de transporte (Partnered Carrier Program) para os vendedores de FBA, que foi nosso primeiro grande marco pós o lançamento inicial que envolveu múltiplos times e stakeholders, desde tecnologia até operações. Depois de dois anos, assumi a gestão do time pra liderar esse plano de expansão, o que trouxe me novos desafios e aprendizados sobre como entregar resultados através das pessoas.

Quais são seus principais desafios atuais?
Patricia: Hoje, depois de quatro anos focando na expansão do FBA e conseguindo acelerar várias entregas, reduzindo custos em parceria forte com nosso time de tecnologia, meu principal desafio é garantir o sucesso do time e maximizar o valor que entregamos pros clientes com os recursos que temos. Estamos muito focados em como escalar nossos produtos pra outros países e casos de uso. É um trabalho que exige bastante visão estratégica e, ao mesmo tempo, atenção aos detalhes operacionais.

De que maneira os princípios de liderança da Amazon influenciaram sua trajetória profissional e tomada de decisões?
Patricia: Os Leadership Principles da Amazon são nossa bússola no dia a dia. Customer Obsession, Earn Trust e Ownership são particularmente importantes no meu trabalho. Usamos esses princípios como âncora para avaliar trade-offs, priorização e fases de entrega, sempre buscando equilibrar valor de longo prazo com velocidade de execução.

Quais foram as principais lições aprendidas durante sua jornada na Amazon que você gostaria de compartilhar com pessoas que estão começando na área de tecnologia?
Patricia: Tem duas grandes lições que aprendi. A primeira: é fundamental entender profundamente o que estamos fazendo e por quê. Quanto mais cedo você entender todos esses aspectos, mais rápido consegue tomar as melhores decisões. Segunda: nosso sucesso é muito maior quando trabalhamos em parceria com outros times, seja tech, operações, negócios, tributário ou políticas públicas. É essencial trazer diferentes perspectivas quando estamos construindo uma estratégia de produto, incluir todos os stakeholders nos debates de trade-off, e ter as conversas difíceis quando necessário pra garantir as decisões certas.

Como você visualiza o futuro da sua carreira em tecnologia na Amazon e quais são seus próximos objetivos de desenvolvimento profissional?
Patricia: Quero continuar crescendo em tecnologia, expandindo nosso impacto pra outros países. Vejo muitas oportunidades de usar nossa experiência no Brasil, já que temos desafios únicos que nos forçam a ser criativos e inovadores nas nossas soluções, e essa experiência tem muito valor quando pensamos em escala global, sempre mantendo o foco em entregar mais valor pros nossos clientes. Pessoalmente, me empolga muito a ideia de continuar liderando iniciativas que transformem a experiência dos nossos clientes e vendedores, sempre buscando formas de fazer isso em escala cada vez maior. INTech é um dos melhores times para fazer isso porque temos os recursos e a mentalidade de inovação necessários pra realizar mudanças significativas para os clientes.