Além de oferecer mais conveniência, especialmente para clientes que não podem ou querem receber suas encomendas todos os dias, o programa "Seu dia de entrega Amazon" contribui para a redução de embalagens e emissões relacionadas às entregas. A proposta busca equilibrar praticidade e sustentabilidade, oferecendo uma alternativa que reduz o volume de embalagens e o número de viagens de transporte, além de facilitar o recebimento das encomendas

Uma nova funcionalidade especial permite ainda que os clientes adicionem novos itens a pedidos já fechados através da opção "Adicione à sua próxima entrega", consolidando produtos na mesma entrega programada.
Disponível para membros Prime em diversos países como França, Espanha e Alemanha, o impacto global dessa iniciativa é significativo, evitando mais de 200 milhões de caixas e 226.000 toneladas métricas de CO2 globalmente desde 2023. Mais de 10 milhões de membros Prime utilizam regularmente o serviço globalmente, gerando uma redução média de 30% nos materiais de envio por pedido.
Outro projeto de sustentabilidade da Amazon é o Climate Pledge Friendly, um programa internacional que reconhece e destaca características sustentáveis de produtos em diversas categorias, cujo objetivo é incentivar os clientes a substituírem produtos convencionais por opções mais sustentáveis. Para isso, toma como base mais de 40 certificações externas e renomadas, como Orgânicos do Brasil, Rainforest Alliance, Fair for Life e Forest Stewardship Council.
Tecnologia a serviço da sustentabilidade
Somos pioneiros em AI e machine learning em diversas frentes de negócios, utilizando a IA física inovadora para aprimorar continuamente a experiência de clientes e funcionários. Já com a IA generativa, estamos acelerando inovações para otimizar tanto a experiência do cliente quanto a dos funcionários.
No Brasil, 8% dos produtos são enviados sem embalagem adicional através da IA. Globalmente, as iniciativas de redução de embalagens da empresa já evitaram 4,2 milhões de toneladas métricas de materiais desde 2015.
Com a expansão das operações no Brasil, a Amazon mantém seu foco em eficiência energética, descarbonização do transporte, minimização de resíduos, conservação de água e otimização de embalagens. É uma abordagem que demonstra como sustentabilidade, conveniência e crescimento podem caminhar juntos, tornando escolhas sustentáveis cada vez mais acessíveis aos brasileiros.