Apresentado no AWS Summit São Paulo, o estudo Desbloqueando o Potencial da IA no Brasil, encomendado pela Amazon Web Services (AWS) à Strand Partners, revela que 40% das empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em seus negócios, índice próximo ao de mercados europeus. A pesquisa reforça que o país ocupa posição de destaque entre latino-americanos, mas ainda precisa aprofundar o uso da tecnologia para atingir todo o seu potencial inovador.

O impacto da IA nas empresas brasileiras é expressivo: 95% das organizações que já adotam a tecnologia registraram crescimento de receita, com aumento médio de 31%. Além disso, 85% esperam reduzir custos com IA, combinando crescimento com ganhos de eficiência operacional, e 89% dos líderes projetam aceleração de crescimento no próximo ano. “Somente no ano passado, duas milhões de empresas começaram a usar IA, mais de três por minuto. A adoção é mais rápida que a da nuvem e supera até a dos celulares nos anos 2000”, afirma Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil.

No entanto, o país ainda está em estágios variados de maturidade na aplicação da IA: 62% das empresas usam a tecnologia de forma básica, 26% no intermediário e apenas 12% no nível transformador — capaz de reinventar produtos, serviços e estabelecer novos padrões competitivos. 
Para a AWS, ajudar empresas brasileiras a aprimorar o seu processo de adoção de IA é prioridade, com foco em estratégias de dados bem estruturadas que garantam uma jornada eficaz. Atualmente, 53% das startups já incorporam IA em seus modelos de negócio; no uso avançado, a média nacional é de 12%, contra 19% das grandes corporações e 29% das startups.

O desafio, não está na adoção da IA, mas na profundidade da implementação. Quando apenas 12% das empresas conseguem usar inteligência artificial de forma transformadora, a diferença entre o impacto básico e o disruptivo não é incremental, é exponencial. Para ajudar a ampliar essa maturidade, a AWS oferece programas educacionais como o AWS Treina Brasil, que capacita empreendedores e profissionais, fornecendo o conhecimento necessário para que possam desenvolver soluções inovadoras e impulsionar o futuro dos negócios no país.

A pesquisa também aponta barreiras para avançar nesse cenário. Apenas um terço das empresas está familiarizado com os debates sobre regulação de IA, e 45% acreditam que a regulamentação pode gerar maior confiança entre clientes. Entre as principais preocupações estão o aumento dos custos regulatórios (42%) e a falta de segurança jurídica (35%). Além disso, 40% citam os custos iniciais como barreiras à adoção.

Para a AWS, é essencial que o Brasil adote uma abordagem que equilibre inovação e segurança regulatória, ao mesmo tempo em que investe em educação para ampliar a compreensão sobre os benefícios de aplicar IA nos negócios. Seu portfólio de serviços é pensado para todos os estágios de maturidade, garantindo escalabilidade, segurança e controle de custos. Ainda assim, o país enfrenta um gap significativo de habilidades técnicas: apenas 32% das empresas se consideram preparadas com o conjunto atual de competências para aproveitar plenamente a IA.

O estudo ouviu 1.000 líderes de negócios e 1.000 cidadãos no Brasil. O conteúdo completo pode ser acessado aqui.