São Paulo é a cidade que não para nunca e o transporte público é a maneira que muitas pessoas usam para se locomover. E, sabemos: dependendo do seu trajeto, o tempo de deslocamento diário é longo. Para transformar esse tempo que muitas vezes parece perdido entre esperas e trocas de linha, a Audible, em colaboração com a TIC Trens, lançou a iniciativa "Ouvindo Histórias", que está levando cultura e conhecimento para milhões de passageiros da Linha 7-Rubi.
Desde novembro de 2025, as estações Franco da Rocha, Francisco Morato e Vila Aurora oferecem acesso a títulos literários de sucesso, clássicos atemporais e audiosséries exclusivas narradas por artistas renomados. E o melhor: tudo completamente gratuito. Basta escanear um QR Code instalado em pontos instagramáveis,"livros gigantes" em formato de instalação artística, e fazer o download da obra direto no seu celular.
Cultura acessível para mais de 1 milhão de pessoas por dia
A Linha 7-Rubi registra mais de 1,05 milhão de embarques e desembarques diários apenas nessas três estações. São pessoas com rotinas atribuladas, que acordam cedo, trabalham o dia todo e muitas vezes não encontram tempo para aproveitar momentos livres para leitura. Mas conseguem ouvir: no caminho para o trabalho, na volta para casa, enquanto esperam o próximo trem e esses momentos, agora, podem ser preenchidos com boas histórias. A iniciativa disponibiliza três audiolivros diferentes em cada estação, que são substituídos a cada dois meses e até julho de 2026, serão 36 obras literárias em áudio oferecidas gratuitamente, com produções de alta qualidade e narrações que dão vida às histórias de formas únicas.
Clássicos e best-sellers nas vozes de quem você admira
A curadoria traz variedade para todos os gostos e após a excelente receptividade da primeira leva de títulos, acabamos de renovar o acervo com novos audiolivros que estarão disponíveis até 30 de abril. Entre os destaques da nova seleção estão "Sem Defeitos" de Elsie Silver, "Deixa Nevar" de Camila Antunes, a segunda temporada da audiossérie "Apartheid Tropical" de Thiago André, "As Coisas que Você Só Vê Quando Desacelera" de Haemin Sunine "Nós Já Moramos Aqui" de Marcus Kliewer.
A cada renovação, buscamos equilibrar clássicos da literatura, best-sellers contemporâneos, obras de desenvolvimento pessoal e produções originais exclusivas daAudible. O objetivo é que todo passageiro encontre algo que ressoe com seus interesses.
Democratizando o acesso à cultura
"Cultura não deveria ser privilégio só de quem tem tempo sobrando, mas sim ser acessível para quem está construindo sua vida todos os dias, pegando trem cedo, voltando tarde, mas ainda assim querendo aprender, se emocionar e crescer. E é exatamente isso que "Ouvindo Histórias" está fazendo: tornando a literatura acessível, a cada QR Code, uma nova história, uma nova viagem", diz Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil.
"Ouvindo Histórias" é o início de uma iniciativa que deve percorrer o país, levando conhecimento, cultura e boas histórias ao percurso de brasileiros em diferentes regiões. Queremos que o deslocamento diário deixe de ser apenas um trajeto obrigatório e se torne uma oportunidade de conexão com histórias que inspiram, emocionam e transformam.
Se você passa por Franco da Rocha, Francisco Morato ou Vila Aurora, procure pelas instalações em formato de "livros gigantes". Em Vila Aurora, o espaço está no mezanino principal. Em Francisco Morato, próximo à linha de bloqueios e corredor de acesso às plataformas. E em Franco da Rocha, na área paga, próximo aos sanitários. Escaneie o QR Code da Audible, faça o download gratuito da obra e aperte o play. Coloque seus fones de ouvido e deixe que boas histórias transformem seu trajeto.