A Amazon Web Services (AWS) anuncia que os modelos abertos da OpenAI — ou seja, modelos com os parâmetros treinados disponibilizados publicamente, estarão disponíveis via Amazon Bedrock e Amazon SageMaker AI pela primeira vez, permitindo que os clientes construam aplicações de inteligência artificial (IA) generativa de forma rápida e fácil.
Os dois novos modelos abertos da OpenAI, gpt-oss-120b e gpt-oss-20b, colocarão tecnologias de IA mais poderosas nas mãos das organizações e expandirão o impacto da tecnologia líder da OpenAI, tornando-a disponível para milhões de clientes na AWS. Rodando no Amazon Bedrock, o maior dos dois modelos abertos é três vezes mais eficiente em termos de custo-benefício que o modelo Gemini comparável, cinco vezes mais que o DeepSeek-R1, e duas vezes mais que o modelo OpenAI o4 comparável. Esta notícia reforça o compromisso da AWS com a diversidade de modelos, expandindo ainda mais sua ampla seleção existente de opções totalmente gerenciadas no Amazon Bedrock, além de torná-las acessíveis no Amazon SageMaker JumpStart, e fortalece o avanço da empresa na entrega de tecnologias inovadoras de IA generativa para atender às necessidades dos clientes.
Os clientes também podem integrar perfeitamente o gpt-oss-120b e gpt-oss-20b com a segurança de nível empresarial do Amazon Bedrock e ferramentas poderosas como Guardrails, que ajuda a bloquear até 88% do conteúdo nocivo usando proteções configuráveis, com suporte para Importação de Modelo Personalizado, Bases de Conhecimento e capacidades de personalização chegando no futuro. Com o Amazon SageMaker AI, os clientes podem aproveitar os modelos abertos da OpenAI junto com ferramentas abrangentes para pré-treinamento, avaliação, fine-tuning e implantação de modelos.
"Modelos abertos são uma área importante de inovação no desenvolvimento futuro da tecnologia de IA generativa, por isso investimos em fazer da AWS o melhor lugar para executá-los, incluindo os que estão sendo lançados hoje pela OpenAI," disse Atul Deo, diretor de produto da AWS. "A adição da OpenAI como nossa mais nova provedora de modelos abertos marca uma progressão natural em nosso compromisso de trazer IA de ponta para organizações em todo o mundo, e o tamanho inigualável de nossa base de clientes marca uma mudança transformadora no acesso à tecnologia avançada da OpenAI."
"Nossos modelos abertos ajudam desenvolvedores, de construtores individuais a grandes equipes empresariais, a desbloquear novas possibilidades em diferentes indústrias e casos de uso," disse Dmitry Pimenov, líder de produto da OpenAI. "Junto com a AWS, estamos fornecendo ferramentas poderosas e flexíveis que tornam mais fácil do que nunca para os clientes construir, inovar e escalar."
À medida que as organizações adotam cada vez mais a IA com agentes, elas precisam de uma variedade de modelos capazes de executar tarefas complexas. Os modelos abertos da OpenAI atendem a essa necessidade com uma proporção convincente de desempenho por tamanho e raciocínio avançado, incluindo níveis ajustáveis, e saídas de cadeia de pensamento que dividem problemas complexos em etapas lógicas. Isso os torna ótimos para casos de uso como fluxos de trabalho com agentes, codificação, análise científica e resolução de problemas matemáticos. Esses modelos suportam seguimento de instruções e uso de ferramentas como busca na web e interpretador de código, para ajudá-los a referenciar informações em tempo real e realizar tarefas em múltiplas etapas. Com uma janela de contexto de entrada de 128K, esses modelos de geração de texto permitem que os clientes processem documentos e conversas mais longas, como transcrições de atendimento ao cliente, documentação técnica detalhada, artigos acadêmicos e mais. A segurança é um componente central dos modelos abertos, e para apoiar a implantação responsável de aplicações de IA generativa, cada modelo passou por treinamento e avaliação abrangente de segurança pela OpenAI.