Na Amazon, segurança sempre será nossa principal prioridade. Por isso, proteger as compras e nossos consumidores contra golpes e fraudes é de suma importância. Os golpes virtuais têm se tornado cada vez mais sofisticados, utilizando ferramentas avançadas para obter vantagens em diferentes momentos da jornada de compra até a entrega.
Os malfeitores criam mensagens falsas no WhatsApp, nas redes sociais e em sites fraudulentos, utilizando indevidamente logotipos e simulando comunicações oficiais das marcas do varejo ou das transportadoras para enganar consumidores. Tudo isso com o objetivo de induzir os consumidores a fazer algum tipo de pagamento, compartilhar informações pessoais ou dar a eles acesso ao seu computador - e isso ocorre quando tentam se passar por uma organização com a qual você provavelmente já comprou ou se cadastrou.
Na Amazon, implementamos tecnologia de verificação de e-mail em mais de 20 países para facilitar a identificação de tentativas de phishing e dificultar a fraude cometida por golpistas. Clientes que usam Gmail, Yahoo! e outros provedores de e-mail comuns podem confirmar que o e-mail vem da Amazon, checando o ícone do logotipo da Amazon em sua caixa de entrada.
Como parte do nosso compromisso de proteger nossos clientes de golpes e fraudes, confira abaixo orientações para que você possa continuar a fazer suas compras seguras pela Amazon.com.br e a recebê-las apenas das mãos dos nossos parceiros de entrega. Recomendamos que implementem medidas simples para garantir sua proteção contra acesso não autorizado à sua senha e aos seus computadores, dispositivos e aplicativos, como:
- Utilize uma senha exclusiva para sua conta da Amazon e que não seja utilizada para outras contas online.
- Saia da conta quando terminar de usar um computador compartilhado.
- Além disso, entenda como denunciar uma fraude clicando aqui.
A seguir, outras recomendações:
Segurança nas compras e pagamentos:
- Use apenas o site Amazon.com.br ou o app oficial da Amazon.
- Ao receber um e-mail, procure sempre pelo sorriso da Amazon.
- Caso receba uma mensagem sobre uma compra que não realizou, entre em sua conta Amazon e confira seu histórico de pedidos antes de tomar qualquer ação.
- Não clique em links suspeitos de e-mails ou mensagens recebidas via WhatsApp ou SMS.
- A Amazon não pede pagamentos via telefone, e-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais. Todas as compras são pagas dentro do site da Amazon ou de seu app oficial. Fique atento se receber mensagens ou ligações com falsas urgências, pedidos de informações pessoais, solicitações de pagamento fora da Amazon via cartão de crédito, pix, boleto ou transferência bancária.
- Em nosso site disponibilizamos mais informações que podem auxiliar a identificar uma fraude.
Segurança na entrega:
- Nós sempre enviamos um e-mail assim que seu pedido foi realizado e o pagamento confirmado.
- Quando a compra sair para a entrega, você receberá um e-mail com a data estipulada para a entrega.
- Tanto no site da Amazon quanto no app, você pode acompanhar o rastreio de suas compras.
- Caso receba um pacote de um pedido que não realizou, não aceite o recebimento.
Caso você não se sinta seguro durante sua compra e/ou recebimento de pedido por algum motivo, nós recomendamos:
- Interrompa o contato com o suposto fraudador e entre em contato com a Amazon por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) pelo telefone 0800 038 0541 ou pelo e-mail ajuda-amazon@amazon.com.br.
- Reporte qualquer mensagem suspeita para o e-mail: reportascam@amazon.com.
- Nunca faça pagamentos solicitados por telefone, e-mail, WhatsApp ou qualquer dispositivo de mensagem.
- Se você receber uma cobrança suspeita, entre em contato conosco imediatamente através do e-mail reportascam@amazon.com.
- Nunca faça pagamentos solicitados por telefone, e-mail, WhatsApp ou qualquer dispositivo de mensagens.
Lembre-se: você está protegido ao comprar na Amazon
Na Amazon, proteger a privacidade das informações pessoais de nossos consumidores é prioridade. Mantemos medidas de proteção físicas, eletrônicas e processuais relacionadas à coleta, armazenamento e divulgação de informações pessoais. Trabalhamos continuamente em ferramentas para inibir tais crimes e temos uma equipe de especialistas em machine learning, desenvolvedores de software e investigadores especializados, que se dedicam a proteger nossa loja e nossos clientes de fraudes e outras formas de abuso. Temos uma seção em nosso site de Segurança e Privacidade em que os consumidores podem ter mais informações de como coletamos seus dados e garantimos o sigilo, como gerenciamos as informações e até como podem denunciar algo suspeito.
Estamos comprometidos em proteger os consumidores de golpistas que tentam se passar pela Amazon ou por nossos parceiros para se aproveitar da confiança que os clientes depositam em nós. Temos tolerância zero com esses malfeitores que se passam pela Amazon para cometer fraudes e atuamos em colaboração com as autoridades brasileiras e com os órgãos de proteção e defesa do consumidor para desenvolver soluções e compartilhar melhores práticas que ajudem a expandir nossos esforços educacionais e difundir a conscientização sobre identificação e prevenção de fraudes. Além disso, ajudamos a educar os consumidores sobre como tomar medidas para proteger a si mesmos e suas informações online.