O AWS Gen AI Loft retornou a São Paulo, na última semana, para sua segunda edição, trazendo um ambiente dedicado à experimentação e aprendizado em inteligência artificial generativa. Ao longo de cinco dias, foram promovidas 15 sessões, reunindo startups, desenvolvedores e líderes de tecnologia para uma programação prática, com painéis sobre sustentabilidade, regulamentação de IA e mulheres na tecnologia.

Segundo Karina Lima, líder de Startups da AWS na América Latina, “o Gen AI Loft é uma oportunidade única para startups e desenvolvedores explorarem todo o potencial da IA generativa, aprenderem com especialistas e se conectarem com parceiros estratégicos. Nosso objetivo é acelerar o ecossistema e apoiar a inovação de ponta no Brasil e em outros mercados da região”.

WhatsApp Image 2025-09-12 at 15.40.42

O evento acontece em um momento em que a adoção de IA cresce rapidamente no Brasil. Segundo a pesquisa “Desbloqueando o Potencial da IA no Brasil”, embora cerca de 40% das empresas já utilizem IA, muitas ainda enfrentam desafios para escalar suas soluções, seja pela falta de talentos ou pela necessidade de modernizar processos. Para apoiar esse avanço, a AWS investe globalmente mais de US$ 230 milhões em programas de incentivo para startups e oferece capacitação gratuita, ajudando a transformar ideias em produtos que geram impacto.

O Loft também contou com a presença de empreendedores que estão moldando o futuro da IA no Brasil. Startups como Forlex, DHARMA-AI, WideLabs e AICube compartilharam como usam a nuvem da AWS para treinar modelos, acelerar e gerar novos negócios.

WhatsApp Image 2025-09-12 at 15.41.27