NotíciasLoja

O início da expansão do varejo da Amazon.com.br celebra 5 anos: veja 5 curiosidades sobre a operação no Brasil

3 min
Equipe que fez o lançamento da expansão do varejo forma o logo da Amazon, no Brasil
Em 2019, a Amazon.com.br abriu sua operação de varejo no país para 12 categorias de produtos. Desde então, a operação cresceu muito e o aprendizado tem sido constante.

A Amazon.com.br celebra 5 anos da expansão da sua presença no Brasil em 2024. São 1825 “Dias 1”, como resume a mentalidade da Amazon de fazer tudo com a energia e o espírito empreendedor de uma empresa nova, logo em seu primeiro dia.

Desde 2019, quando a Amazon.com.br iniciou sua operação de varejo e realizou a sua expansão logística com o lançamento de seu primeiro centro de distribuição próprio em Cajamar - São Paulo, a empresa tem mantido seu compromisso com o país e trabalhado para disponibilizar aos brasileiros a melhor experiência de compras. E seguirá assim. Como resumem os Princípios de Liderança, a Amazon.com.br continuará inventando e simplificando, aprendendo e sendo curiosa, para oferecer aos seus clientes uma vasta seleção de produtos, bons preços e frete rápido.

No mês em que a operação brasileira comemora este marco importante, o About Amazon Brasil decidiu voltar ao primeiro “Dia 1” e reúne 5 curiosidades sobre a Amazon.com.br:

VISÃO GERAL DA PÁGINA
A expansão da Amazon.com.br aconteceu em fases
  • TABLE OF CONTENTS
    A expansão da Amazon.com.br aconteceu em fases
  • A expansão da Amazon.com.br aconteceu em fases
  • A Amazon tem uma história longa com o Brasil, mas a grande expansão aconteceu em 2019
  • Mais de 600 pessoas trabalharam no lançamento do varejo da Amazon.com.br
  • A operação da Amazon Brasil cresceu muito ao longo dos anos
  • O primeiro produto vendido nessa expansão do varejo da Amazon.com.br foi...
Em 2019, a Amazon.com.br abriu sua operação de varejo no país para 12 categorias de produtos. Desde então, a operação cresceu muito e o aprendizado tem sido constante.

A Amazon.com.br celebra 5 anos da expansão da sua presença no Brasil em 2024. São 1825 “Dias 1”, como resume a mentalidade da Amazon de fazer tudo com a energia e o espírito empreendedor de uma empresa nova, logo em seu primeiro dia.

Desde 2019, quando a Amazon.com.br iniciou sua operação de varejo e realizou a sua expansão logística com o lançamento de seu primeiro centro de distribuição próprio em Cajamar - São Paulo, a empresa tem mantido seu compromisso com o país e trabalhado para disponibilizar aos brasileiros a melhor experiência de compras. E seguirá assim. Como resumem os Princípios de Liderança, a Amazon.com.br continuará inventando e simplificando, aprendendo e sendo curiosa, para oferecer aos seus clientes uma vasta seleção de produtos, bons preços e frete rápido.

No mês em que a operação brasileira comemora este marco importante, o About Amazon Brasil decidiu voltar ao primeiro “Dia 1” e reúne 5 curiosidades sobre a Amazon.com.br:

  • 1.
    A expansão da Amazon.com.br aconteceu em fases

    O Brasil foi o primeiro país do mundo onde a Amazon expandiu categorias primeiro no marketplace, ou seja, vendas através de vendedores parceiros. Além de livros, que já eram vendidos desde 2014, em 2017 a empresa começou a operação do marketplace.

    Outro pioneirismo da Amazon brasileira foi tecnológico. Para atender as necessidades da operação no Brasil, que envolviam um complexo sistema tributário e uma logística continental, nosso time de tecnologia criou mais de 20 novas soluções, como os novos sistemas para os armazéns, sistemas para gestão das notas fiscais, cálculo de imposto, controle de inventário e otimização fiscal. Posteriormente, muitos desses sistemas acabaram sendo exportados para outros países onde a Amazon opera.

  • 2.
    A Amazon tem uma história longa com o Brasil, mas a grande expansão aconteceu em 2019

    A curiosidade anterior nos leva ao segundo fato: muito embora a grande expansão da Amazon.com.br tenha sido lançada em 22 de janeiro de 2019, a Amazon chegou ao Brasil 7 anos antes, em 2012, com o lançamento da loja Kindle. Embora outros lançamentos tenham acontecido em meio a esse período (livros físicos em 2014 e marketplace em 2017), 2019 foi um ano muito significativo para a Amazon no Brasil. Nesse mesmo ano, lançamos também o Amazon Prime, incluindo Amazon Music, Amazon Reading e Amazon Gaming. O Amazon Vídeo já existia no Brasil desde 2016, mas com o lançamento do Prime ele foi incluído dentro da mesma assinatura como Prime Video. Também em 2019, a Amazon lançou a Alexa em português e a venda de dispositivos Echo no Brasil.

  • 3.
    Mais de 600 pessoas trabalharam no lançamento do varejo da Amazon.com.br

    Foram muitas horas de trabalho e mais de 100 equipes envolvidas na estreia do varejo da Amazon no Brasil. Ao todo, isso significou mais de 600 pessoas atuando diretamente no projeto, pensando em cada detalhe: dos produtos que seriam vendidos, da operação dos Centros de Distribuição, a entrega dos produtos, da integração com fornecedores, dos canais de entrega, sempre focando em oferecer a melhor experiência para nossos clientes.

    A foto que abre essa reportagem é da equipe que fez parte desse lançamento.

  • 4.
    A operação da Amazon Brasil cresceu muito ao longo dos anos

    Com a expansão da Amazon.com.br em 2019, a empresa passou a ter 2 Centros de Distribuição em São Paulo: um inaugurado junto à essa expansão e outro que já existia desde 2014, dedicado a livros. Não demorou muito, no entanto, para que a operação crescesse. Hoje há operações do Ceará ao Rio Grande do Sul, com 10 Centros de Distribuição, 64 Estações de Entrega e 1 Escritório Corporativo. Com essa estrutura, a Amazon Brasil atende pedidos de todos os municípios brasileiros. Em 2020, o FBA – Logística da Amazon chegou ao país, permitindo a vendedores parceiros a também utilizar a logística da Amazon para suas entregas e devoluções.

    Ainda assim, a empresa quer sempre maximizar sua capilaridade logística. Afinal, a meta da Amazon é constantemente aprimorar a experiência do cliente e reduzir o tempo de entrega em todo o Brasil.

  • 5.
    O primeiro produto vendido nessa expansão do varejo da Amazon.com.br foi...

    Naftalina! É isso mesmo: o produto com cheirinho bem característico usado em muitas casas do país foi o primeiro item vendido pelo varejo da Amazon no Brasil sem ser livro em 2019. À época do início da expansão da Amazon.com.br, mais de 120 mil produtos em várias categorias estavam à disposição dos clientes.

    Foto do site da Amazon.com.br, à época da expansão do varejo
    Foto do site da Amazon.com.br, à época da expansão do varejo

    Desde então, a Amazon.com.br expandiu muito sua oferta e hoje disponibiliza mais de 100 milhões de produtos em mais de 50 categorias.

O futuro do varejo da Amazon.com.br

Se nos últimos 5 anos o objetivo da Amazon.com.br foi construir as fundações da operação da empresa no Brasil, para os próximos 5, a empresa estará focada em melhorar ainda mais a experiência do cliente, por meio de formas de entrega mais rápidas e mais eficiência na operação.

Este é o resumo do que a Amazon seguirá fazendo no Brasil: colocar o cliente em primeiro lugar, inovar e visar a mais alta qualidade. Isso, é claro, sem perder de vista o futuro.

  • VISÃO GERAL DA PÁGINA
  • 1
    A expansão da Amazon.com.br aconteceu em fases
  • 2
    A Amazon tem uma história longa com o Brasil, mas a grande expansão aconteceu em 2019
  • 3
    Mais de 600 pessoas trabalharam no lançamento do varejo da Amazon.com.br
  • 4
    A operação da Amazon Brasil cresceu muito ao longo dos anos
  • 5
    O primeiro produto vendido nessa expansão do varejo da Amazon.com.br foi...
Voltar à Amazon